Pular para o conteúdo principal

Auditório lotado para lançamento de livro

Linha fina
Palestra marcou lançamento de livro sobre feminismo marxista de Alexandra Kollontai
Imagem Destaque

São Paulo – O debate com a mestra em Direito Político e Econômico Paula Loureiro da Cruz marcou o lançamento do livro Alexandra Kollontai, feminismo e socialismo – Uma abordagem crítica do Direito, de autoria da palestrante. Cerca de 80 pessoas participaram do evento, na manhã de sábado 5, realizado pelo Centro de Pesquisa 28 de Agosto, do Sindicato, em parceria com a editora Alfa-Ômega.

> Fotos: galeria com imagens do dia de debates

Além da autora, participaram da mesa Alysson Leandro Mascaro, jurista e professor dos cursos de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e do Mackenzie, autor do texto de orelha da publicação; a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira; e Neiva Ribeiro, diretora do Sindicato e responsável pelo Centro 28 de Agosto.

Figura central do livro, Alexandra Kollontai teve participação ativa na Revolução Russa de 1917 após abandonar sua origem aristocrata. Após a ascensão do Partido Comunista ao poder, foi a primeira mulher nomeada embaixadora e ministra levando sua ótica pioneira para o feminino.

“Kollontai adota a perspectiva de Engels, de que a família monogâmica nasce como forma de preservar a propriedade privada, e defende a união livre, não necessariamente monogâmica. Uma abordagem polêmica nos dias de hoje, imagine para a época”, ressalta Paula Loureiro (foto).

Teoria e prática – Para Neiva Ribeiro, o debate alinha, novamente, a teoria da academia com a prática do movimento sindical. “É enriquecedor e complementar para nossas ações pensamentos aprofundados sobre temas do cotidiano de nosso Sindicato na luta por melhores condições de trabalho e cidadania”, afirma. “São intelectuais pensando em uma sociedade transformada.”

A presidenta Juvandia Moreira lembrou toda a trajetória de luta das mulheres por igualdade de oportunidades e relações compartilhadas, desde a criação do Sindicato até os dias atuais.

Este foi o segundo lançamento de livro do Centro 28 de Agosto e parceiros. O primeiro foi do Socialismo Jurídico, 14º da Coleção Marx-Engels.


Redação – 7/5/2012

seja socio