São Paulo - Pelo sétimo ano consecutivo o Sindicato devolverá os 60% do imposto sindical que lhe cabe aos bancários com cadastros ativos, que solicitarem o reembolso. O tributo, criado por Getúlio Vargas, equivale a um dia de trabalho (3,33%) descontado no holerite de março dos trabalhadores com registro em carteira.
O período de solicitação vai de 20 a 29 de junho e deve ser feito exclusivamente pelo site no link Imposto Sindical, onde constará formulário com: nome, CPF, número da matrícula sindical e funcional e a conta bancária para crédito. O depósito deverá ocorrer a partir de 20 de julho.
“Defendemos que uma entidade só é representativa quando mantida com as mensalidades dos sócios e contribuições voluntárias definidas e aprovadas em assembleia”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
A devolução – Por mais de uma década, a entidade manteve liminar isentando os bancários da cobrança. A medida, no entanto, foi cassada pela Justiça em 2005, quando os bancários voltaram a sofrer o desconto. Diante disso, o Sindicato passou a devolver a parte que lhe cabe (60%).
Além dos 60% para os sindicatos, o imposto é dividido em 15% para a federação, 5% para a confederação, além do Ministério do Trabalho e Emprego que repassa seus 20% ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e às centrais sindicais.
Redação - 31/5/2012
Linha fina
Devolução poderá ser solicitada exclusivamente pelo site do Sindicato a partir de 20 de junho
Imagem Destaque