Pular para o conteúdo principal

Sindicato garante direito dos bancários da Caixa

Linha fina
Os 48 locais de trabalho convocados pela Caixa para prestar atendimento neste sábado permaneceram fechados e dirigentes sindicais estiveram ao lado dos empregados
Imagem Destaque

São Paulo - A atuação do Sindicato garantiu mais uma vez o direito dos bancários. Neste sábado 12, dirigentes sindicais estiveram ao lado dos empregados convocados pela direção da Caixa Federal para trabalhar e não houve expediente.

Liminar concedida à ação civil pública movida pela entidade garantiu que as 48 unidades que deveriam ter funcionado neste sábado em São Paulo, Osasco e região permanecessem fechadas. A decisão foi da juíza do Trabalho Maria Eulália de Souza Pires, manifestada na noite da sexta-feira 11.

> Leia a íntegra da liminar concedida
> Fotos e vídeo mostram como foi a ação do Sindicato

“Garantimos o direito de descanso dos trabalhadores e estivemos em todos os locais de trabalho debatendo com os empregados a importância de evitar a abertura fora do expediente”, explica a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “A ação do Sindicato, ao lado dos bancários, foi um sucesso. Atuamos firmemente contra esse precedente. Os bancos querem abrir e tornar o trabalho aos sábados uma regra, mas não vamos admitir esse desrespeito.”

Sem expediente – Na tarde do sábado, as 48 unidades permaneciam fechadas e os bancários puderam ter seu dia de descanso.

“As medidas do governo para ampliação do crédito são muito importantes para o país e têm todo apoio do Sindicato”, afirma Juvandia. “Mas os direitos dos trabalhadores não devem ser desrespeitados. A Caixa e os demais bancos podem e devem atender à nova demanda de crédito durante o expediente bancário (segunda a sexta, das 10h às 16h), contratando mais trabalhadores”, completa a presidenta do Sindicato.

Demanda – Apesar da grande divulgação feita pelo banco, de acordo com o apurado pelo Sindicato foi pequena a procura de clientes às agências da Caixa neste sábado. “Isso mostra que é possível atender a toda a demanda respeitando o expediente bancário e o direito dos trabalhadores ao descanso. Não abrimos mão disso”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.

Leia mais
> Liminar proíbe Caixa de abrir neste sábado
> Caixa não pode descumprir decisão judicial


Redação - 12/5/2012

seja socio