São Paulo – Depois de seis anos de negociação, foi assinado nesta quarta-feira 15, na sede da Contraf-CUT, o Programa de Capacitação Designado Cipa. A partir de agora, ele fará parte da grade de cursos do Treinet e será indicado aos funcionários que trabalham em locais onde não existe Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), como agências.
“É uma vitória dos bancários o fato de o Bradesco incorporar esse tema tão importante ao Treinet”, afirmou Neiva Ribeiro, diretora executiva do Sindicato. “Para o Sindicato, formar e capacitar os bancários em todos os ambientes de trabalho é fundamental na conscientização sobre a necessidade de defesa da vida e da saúde. Esperamos que esse curso seja uma ferramenta importante nesse sentido”, ressaltou a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, durante assinatura do acordo.
O conteúdo do que será ministrado no curso, dividido em seis módulos, sofreu uma série de alterações no decorrer do processo de negociação entre o Sindicato e o banco, resultando na aprovação final dos trabalhadores na assembleia realizada na sede da entidade, no dia 7 de março.
O curso terá carga horária de 20 horas e será focado na prevenção de acidentes e não na individualização da responsabilidade pelo adoecimento. Os interessados em participar serão escolhidos pelo banco e farão o curso à distância, durante o horário de trabalho, conforme reivindicado pelo Sindicato.
A entidade receberá uma lista com os nomes dos alunos para poder acompanhar o processo de formação. Além disso, o acordo prevê que o Sindicato tenha acesso aos cipeiros designados em cada agência para verificar se as condições de trabalho estão adequadas.
Tatiana Melim – 15/5/2013
Linha fina
Programa tem objetivo de atuar na prevenção de acidentes de trabalho e será destinado a funcionários de locais onde não há Cipa
Imagem Destaque