Pular para o conteúdo principal

Emoção e novos desafios na posse da Afubesp

Linha fina
Chapa “Afubesp Somos Nós, Sempre na Luta”, liderada pelo presidente Camilo Fernandes, foi eleita
Imagem Destaque

São Paulo - Celebração e emoção marcaram a cerimônia de posse da diretoria eleita para a gestão 2014-2017 da Afubesp, que ocorreu na noite da quinta-feira 8 no lotado auditório azul do Sindicato. A chapa única “Afubesp Somos Nós, Sempre na Luta”, liderada pelo presidente Camilo Fernandes, obteve 5.988 votos válidos no pleito que ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril.

Representantes de entidades e parceiros também prestigiaram o evento, como o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, o presidente da CUT-SP Adi dos Santos Lima, o secretário nacional de Políticas Sociais da CUT Nacional Expedito Solaney (representando o presidente da central, Vagner Freitas), a presidenta do Seeb-SP Juvandia Moreira, Salime Couto da CNAB, a presidenta da Abaesp Maria da Glória Abdo, o dirigente da Afubesp e secretário de imprensa da Contraf-CUT Ademir Wiederkehr, Luiz César de Freitas (Alemão) e Isani Pereira da Silva da Fetec-SP/CUT, entre outros nomes.

Após a saudação dos convidados, o então presidente licenciado da associação e atual coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, passou a presidência efetiva da próxima gestão para Camilo Fernandes, a quem se referiu como a “escolha mais acertada” para a tarefa. “A Afubesp tem o grande desafio de se renovar, e é possível olhar o passado e construir o futuro”, disse o dirigente que permaneceu na presidência durante seis anos. E brincou: “Ex-presidente é igual juiz de futebol. Quanto menos aparecer, melhor", tirando sorrisos dos presentes.

Camilo Fernandes assinou a ata de posse e declarou ter optado por um discurso espontâneo, “vindo do coração”, segundo ele. “Nossa nova gestão tem o desafio de manter a Afubesp firme, forte e em movimento. Ninguém faz nada sozinho. Não serei eu sozinho e sim todos nós juntos responsáveis por isso”, frisou. O presidente ainda agradeceu a longeva parceria com os sindicatos e aos companheiros da associação que protagonizaram a luta contra a privatização, que já irá completar 14 anos. “Depois de tanto tempo, a associação continua viva”, ressaltou.

Para os novos caminhos, Camilo aposta no empenho pela filiação de novos associados. “Temos de colocar o pé na estrada. Não precisamos reinventar a roda, só precisamos colocá-la para girar.”

Homenagem ao Zé - Um vídeo com imagens das lutas do companheiro ex-vice-presidente da Afubesp José Reinaldo Martins – que fez sua passagem no dia 25 de abril – foi apresentado à plateia que, bastante emocionada, aplaudiu de pé aos gritos de “Zé Reinaldo presente!”.

A família do dirigente recebeu das mãos de Paulo Salvador uma placa em que a Afubesp manifesta todo o carinho e apoio à viúva e seus dois filhos, além de um quadro com mosaico de fotos dos momentos de Zé na entidade e uma cópia do vídeo de homenagem em DVD das mãos de Camilo Fernandes e da vice-presidente Rita Berlofa.

Deonice, esposa de Zé, agradeceu a todos pelo carinho recebido e, em fala saudosa e descontraída, contou que dizia ao marido – segundo ela, rígido em casa na cidade de Rio Claro – não saber como o “aguentavam” em São Paulo. “Agora a gente está vendo como ele era querido por todos vocês. Muito obrigada”, emocionou-se.

Importantes companheiros e lutadores pelos direitos dos trabalhadores que nos deixaram recentemente, como Carlos Pupim - integrante da CNAB - e Manoel Carricondo, o Mané, também foram lembrados na cerimônia.

“A Vida conhece a vida e não conhece a morte. Vida é sinônimo de Realidade. A Realidade não tem princípio nem fim, não se extingue nem morre; por isso, a Vida também não tem princípio nem fim, não morre nem desaparece. A Vida não está contida na escala do tempo, não está contida na escala da caducidade; o tempo, pelo contrário, está na palma das mãos da Vida, a qual, cerrada, se torna um ponto e, aberta, se torna infinito.” - Masaharu Taniguchi


Letícia Cruz, Afubesp - 9/5/2014

seja socio