São Paulo – Trazer ao Sindicato as questões de cada local de trabalho para discutir propostas a serem encaminhadas ao Banco do Brasil, além de auxiliar a representação dos trabalhadores na organização da categoria em agências e departamentos. Essas são algumas das atribuições do delegado sindical, cuja escolha ocorre por meio de eleição direta.
O processo eleitoral já começou e as inscrições dos bancários sindicalizados que desejam se candidatar devem ser feitas até 16 de maio. Para isso, basta preencher ficha de inscrição - disponível aqui e também pode ser solicitada dos dirigentes sindicais, na sede ou em uma das sete regionais do Sindicato - e entregá-la ao representante da entidade que visita o local de trabalho.
“O delegado sindical é uma conquista de nosso acordo específico, garantido na campanha de 2003. A participação nas mobilizações tem sido fundamental para assegurarmos avanços a cada ano”, afirma o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi, acrescentando que o edital de convocação da eleição constará da edição da Folha Bancária nº 5.764.
A eleição – Pelo estabelecido em acordo só pode se candidatar se o trabalhador for sindicalizado e não estar respondendo a processo disciplinar.
Pode ser eleito um delegado sindical para cada 80 funcionários. Também deve ser respeitado número máximo de representantes por prefixo de 1 por 50 funcionários ou fração.
O Sindicato é o responsável pela condução do processo de eleição. Ou seja, o administrador da unidade não pode impedir.
O mandato vai de junho de 2014 a maio de 2015, e o representante eleito não pode ser transferido de unidade sem que haja diálogo com o Sindicato e com o próprio funcionário.
Jair Rosa – 6/5/2014
Linha fina
Podem se candidatar, até o dia 16 de maio, bancários sindicalizados de São Paulo, Osasco e região
Imagem Destaque