Pular para o conteúdo principal

Bradesco lidera lista de reclamações do BC em abril

Linha fina
Recusa em promover portabilidade de operações de crédito consignado foi principal queixa registrada pelo Banco Central
Imagem Destaque
São Paulo – Em abril, o Bradesco assumiu o “topo” do ranking de reclamações do Banco Centra, superando o HSBC, que liderava em março. A principal queixa registrada entre todos os bancos foi a “recusa em promover a portabilidade de operações de crédito consignado”. Das 2.935 feitas no mês passado, 849 (29,8%) foram em razão deste motivo. Somente o Bradesco responde por 60,1% destas reclamações.

Na liderança da temida lista, o Bradesco teve 899 reclamações em abril, obtendo índice de 11,90. Em segundo lugar, o HSBC registrou 92 queixas e índice de 9,07. A Caixa ficou em terceiro, com 562 reclamações e índice 7,42, seguida pelo Santander, com 168 queixas e índice 5,23. O BB fecha a lista dos cinco primeiros com índice de 4,67 e 260 reclamações procedentes.

Além dos problemas com a recusa injustificada de portabilidade, destacam-se no relatório duas outras reclamações: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (438); e débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (174).

Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.


Felipe Rousselet – 15/05/2015
seja socio