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São Paulo – Em abril, o Bradesco assumiu o “topo” do ranking de reclamações do Banco Centra, superando o HSBC, que liderava em março. A principal queixa registrada entre todos os bancos foi a “recusa em promover a portabilidade de operações de crédito consignado”. Das 2.935 feitas no mês passado, 849 (29,8%) foram em razão deste motivo. Somente o Bradesco responde por 60,1% destas reclamações.
Na liderança da temida lista, o Bradesco teve 899 reclamações em abril, obtendo índice de 11,90. Em segundo lugar, o HSBC registrou 92 queixas e índice de 9,07. A Caixa ficou em terceiro, com 562 reclamações e índice 7,42, seguida pelo Santander, com 168 queixas e índice 5,23. O BB fecha a lista dos cinco primeiros com índice de 4,67 e 260 reclamações procedentes.
Além dos problemas com a recusa injustificada de portabilidade, destacam-se no relatório duas outras reclamações: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (438); e débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (174).
Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
Felipe Rousselet – 15/05/2015
Na liderança da temida lista, o Bradesco teve 899 reclamações em abril, obtendo índice de 11,90. Em segundo lugar, o HSBC registrou 92 queixas e índice de 9,07. A Caixa ficou em terceiro, com 562 reclamações e índice 7,42, seguida pelo Santander, com 168 queixas e índice 5,23. O BB fecha a lista dos cinco primeiros com índice de 4,67 e 260 reclamações procedentes.
Além dos problemas com a recusa injustificada de portabilidade, destacam-se no relatório duas outras reclamações: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (438); e débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (174).
Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
Felipe Rousselet – 15/05/2015