Pular para o conteúdo principal

HSBC assume "liderança" no índice de queixas do BC

Linha fina
Após quatro meses no topo do indesejado ranking, Caixa Federal acabou superada” pelo banco britânico
Imagem Destaque
São Paulo – Após três meses consecutivos no “topo” do ranking de reclamações procedentes contra bancos com mais de dois milhões de clientes, divulgado pelo Banco Central, a Caixa Econômica Federal foi “superada” pelo HSBC em março.

Na liderança da indesejável lista, o HSBC teve 98 reclamações em março, obtendo índice de 9,53. Em segundo lugar, o Bradesco registrou 683 queixas e índice de 9,07. A Caixa, na “liderança” desde dezembro, ficou em quarto lugar em março, com 657 reclamações e índice 8,73. O BB fecha os cinco primeiros com índice de 6,02 e 334 reclamações procedentes.

Os três principais problemas registrados em março contra as instituições bancárias foram: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (481); débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (286); e recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais (258).

Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.


Felipe Rousselet – 13/5/2015
seja socio