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São Paulo – Após três meses consecutivos no “topo” do ranking de reclamações procedentes contra bancos com mais de dois milhões de clientes, divulgado pelo Banco Central, a Caixa Econômica Federal foi “superada” pelo HSBC em março.
Na liderança da indesejável lista, o HSBC teve 98 reclamações em março, obtendo índice de 9,53. Em segundo lugar, o Bradesco registrou 683 queixas e índice de 9,07. A Caixa, na “liderança” desde dezembro, ficou em quarto lugar em março, com 657 reclamações e índice 8,73. O BB fecha os cinco primeiros com índice de 6,02 e 334 reclamações procedentes.
Os três principais problemas registrados em março contra as instituições bancárias foram: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (481); débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (286); e recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais (258).
Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
Felipe Rousselet – 13/5/2015
Na liderança da indesejável lista, o HSBC teve 98 reclamações em março, obtendo índice de 9,53. Em segundo lugar, o Bradesco registrou 683 queixas e índice de 9,07. A Caixa, na “liderança” desde dezembro, ficou em quarto lugar em março, com 657 reclamações e índice 8,73. O BB fecha os cinco primeiros com índice de 6,02 e 334 reclamações procedentes.
Os três principais problemas registrados em março contra as instituições bancárias foram: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (481); débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (286); e recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais (258).
Entenda – O índice no qual é fundamentado o ranking representa o número de queixas da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao número, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do Banco Central dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
Felipe Rousselet – 13/5/2015