Pular para o conteúdo principal

Chapa 3 vence eleição na Previ

Linha fina
Apoiada pelo Sindicato teve 27.201 votos em pleito da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB
Imagem Destaque
São Paulo – Os participantes da ativa e aposentados têm novos representantes na Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil). A Chapa 3, Compromisso com Associados, apoiada pelo Sindicato, venceu a eleição que se encerrou na sexta-feira 27, com 27.201 votos.

“Foi uma vitória importantíssima para todos os que defendem a gestão democrática e paritária, que tem garantido o poder de fiscalização dos associados. Nós, da Chapa 3, vamos lutar junto com os sindicatos e participantes de outros fundos para impedir a aprovação do projeto  (PLS 388/2015) do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que impede a eleição para a diretoria e parte dos conselheiros nessas entidades”, diz  Marcel Barros, reeleito para a Diretoria de Seguridade da Previ.

> PL ataca democracia na gestão dos fundos

Propostas – Entre as propostas da chapa para o Previ Futuro estão: negociar com o Banco do Brasil para que cada vez que pagar PLR aos funcionários, faça contribuição igual à Previ viabilizando a criação de novo benefício; reduzir tempo de contribuição para requerer complemento de aposentadoria de 15 para 10 anos; alterações na nomenclatura 2B para que o participante tenha maior valor de aposentadoria. Além disso, o fim do voto de Minerva nas instâncias decisórias do fundo de pensão. Para o Plano 1, uma das reivindicações é o retorno do BET (Benefício Especial Temporário) aos que ingressaram no banco antes de 1967.

Resultado final – Em segundo no pleito ficou a Chapa 1, Hora de Mudança na Previ, com 23.542 votos;  em terceiro a Chapa 2, Previ Plural e Independente, com 17.892 sufrágios. Em seguida a Chapa 5, Semente da União na Previ (16.300) e Chapa 4, Autonomia e Independência (4.575). Foram 7.685 votos em branco e 13.745 nulos. O total de votantes foi de 110.940.

“A grande participação do funcionalismo no pleito foi importante para fortalecer a Previ. Isso mostra interesse pelo fundo de pensão e que os trabalhadores reagirão a ataques a direitos e conquistas, seja do ‘governo’ interino seja da ala conservadora do Congresso Nacional”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.

A posse dos novos dirigentes acontece nesta quarta-feira 1º de junho, para um mandato de quatro anos.
 
Jair Rosa, com informações da Contraf-CUT – 30/5/2016
 
seja socio