Pular para o conteúdo principal

Dia de luta cobra fim das demissões no Bradesco

Linha fina
Ato lúdico realizado na Cidade de Deus, concentração do banco em Osasco, denunciou política de cortes arbitrários; só no 1º trimestre foram extintos 1.466 postos de trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Frente a uma instituição financeira que corta 1.466 postos de trabalho só nos primeiros três meses do ano, mesmo com lucro de R$ 4,113 bilhões no período, existe apenas uma alternativa: mobilização e luta. É isso que os bancários do Bradesco, junto com o Sindicato, estão fazendo. Na quarta-feira 25, Dia Nacional de Luta, foi realizado ato lúdico na Cidade de Deus, concentração do banco em Osasco, para denunciar a política arbitrária de cortes na instituição.

> Vídeo: calvário denuncia demissões
> Fotos: galeria da manifestação

Dirigentes sindicais marcharam com cruzes que simbolizavam as demissões no banco, o calvário dos bancários do Bradesco. “Com essa encenação chamamos a atenção da população, e também dos trabalhadores da Cidade de Deus, para o altíssimo número de demissões promovido pela direção do Bradesco. Além da clara falta de responsabilidade social por parte do banco, os bancários que permanecem convivem com a sobrecarga de trabalho e a angústia de não saber se até o fim do dia ainda estarão empregados”, relata a dirigente sindical e funcionária do Bradesco Sandra Regina.

O protesto na Cidade de Deus, conta Sandra, foi muito bem recebido pelos trabalhadores e também pela população. “Os bancários estão mobilizados junto com o Sindicato na defesa dos empregos. E a população também está nos apoiado muito. Afinal, sente na pele a piora do atendimento com o número cada vez menor de funcionários.”

> Bradesco: até parar de demitir, a luta continua!

Sem arrego – Além de denunciar as demissões, o ato na Cidade de Deus passou um recado claro e contundente ao banco: enquanto o Bradesco não interromper esta política de cortes arbitrários, a luta não para, vai ganhar cada vez mais força e novos protestos e paralisações serão realizados nos locais de trabalho.

Cobrança – A reivindicação pelo fim das demissões no Bradesco não se limita aos atos em agências e concentrações. Após o protesto na Cidade de Deus, que aconteceu no horário do almoço, a Comissão Organizadora dos Empregados (COE) reuniu-se com a direção da instituição para exigir explicações e o fim imediato dos cortes, entre outros pontos da pauta específica dos trabalhadores.

> Retomada pauta específica com o Bradesco

Por sua vez, representantes do banco continuam afirmando que não existe reestruturação ou demissões em massa. “Continuam negando, mas o movimento sindical apurou justamente o contrário. Em todo o país as demissões aumentaram de forma alarmante”, afirma a diretora do Sindicato e também funcionária do Bradesco, Neiva Maria.

No dia 9 de junho, quando a COE se reunirá novamente com representantes da instituição financeira e o tema das demissões será retomado.

Leia mais
Aprovada pauta de reivindicações do Bradesco


Felipe Rousselet – 25/5/2016 
seja socio