A greve nacional dos caminhoneiros chega ao quinto dia na sexta-feira 25 e já provoca uma crise no abastecimento de combustíveis em todo o país.
Diante disso, a Prefeitura de São Paulo decidiu manter suspenso o rodízio de veículos na cidade, medida já adotada na quinta-feira.
De acordo com a administração municipal, o desabastecimento pode afetar a circulação de cerca de 50% da frota de ônibus da cidade. Assim, as linhas noturnas vão operar com intervalos dobrados, ou seja, de 30 minutos para as que são de 15, e as de 30 minutos passarão para 60.
“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças”, informa a Prefeitura em nota. “Em negociação mantida pela administração municipal com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão manter 100% de suas frotas em operação no período de entrepico para compensar a ausência de parte dos ônibus.
Coleta de lixo
A administração municipal informa, ainda, que a coleta de resíduos comum e recicláveis estará suspensa na sexta-feira 25. E pede que os munícipes não coloquem o lixo para fora até a retomada da operação dos caminhões.
“Serviços críticos como a limpeza de pós feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, serão executados normalmente. Os Ecopontos também estarão fechados. Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros serão reduzidos.”
Saúde pública
A Secretaria Municipal da Saúde informa que todas as unidades estão funcionando normalmente. Até o momento, não teria havido registro de falta de medicamentos ou insumos.
O serviço de atendimento do Samu-SP segue normalmente.
Aulas mantidas
As aulas estão mantidas em toda a rede, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. A merenda será servida na sexta-feira 25, mas poderá haver impacto na entrega de produtos perecíveis a partir da segunda-feira, assim como na entrega do programa Leve-Leite.