Estão abertas, desde a segunda-feira 27, as inscrições para a eleição de delegados sindicais da Caixa Econômica Federal para empregados de toda a base do Sindicato. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de junho, conforme edital. As eleições ocorrem entre 24 de junho e 3 de julho, nas respectivas unidades da Caixa. Para se candidatar, é necessário ser sindicalizado, preencher esta ficha de inscrição e entregar a um representante do Sindicato.
> Se você ainda não é sócio do Sindicato, faça já a sua sindicalização! Aproveite para ver outras vantagens de ser associado.
O mandato dos delegados sindicais tem duração de um ano, de 12 de Julho de 2019 a 11 de Julho de 2020, com posse dos eleitos em 15 de julho. Neste período, os representantes dos empregados têm garantida a estabilidade no emprego.
“Diante de um cenário de ataques à Caixa promovidos em série pelo governo federal, a atuação do delegado sindical é fundamental para organização do local de trabalho”, ressalta o dirigente sindical Danilo Perez, empregado da Caixa.
Perez lembra que a figura do delegado sindical é uma conquista da Campanha Nacional Unificada, prevista na cláusula 45 Acordo Coletivo de Trabalho da Caixa. Dentre suas atribuições estão encaminhar ao Sindicato dos Bancários e aos gestores as reivindicações dos empregados, representar o Sindicato junto aos colegas da unidade e vice-versa.
Na eleição, todos os empregados, inclusive os não sindicalizados, podem votar. Locais de trabalho com até 100 empregados podem eleger um delegado sindical; entre 101 a 200, podem escolher até dois; de 201 a 300, até três; de 301 a 400, quatro delegados; e locais com a partir de 401 trabalhadores elegem até cinco representantes.