Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Sindicato cobra de todos os bancos e financeiras pagamento de horas extras no “feriadão”

Linha fina
Além do adicional de 100% sobre o valor da hora normal, a entidade reivindica o pagamento do vale transporte, se houver deslocamento, e do vale refeição adicional, referentes aos dias trabalhados
Imagem Destaque

Por conta da antecipação de dois feriados (dias 20 e 21 de Maio) a fim de diminuir a curva de contaminação e mortes por coronavírus, e diante da negativa da Fenaban de respeitar a decisão do prefeito de São Paulo, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região enviou ofício a todas as instituições financeiras no qual exige o pagamento de horas extras aos bancos e financeiras que trabalharem nestes dias. 

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

Além do adicional de 100% sobre o valor da hora normal, o Sindicato reivindica o pagamento do vale transporte, se houver deslocamento, e do vale refeição adicional, referentes aos dias trabalhados.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“(...) na eventualidade da necessidade de prestação de serviços nas datas indicadas como feriados, os empregados convocados a trabalhar deverão receber devidamente o pagamento da hora extraordinária, com adicional de 100% sobre o valor da hora normal, bem como o vale transporte, se houver deslocamento, e o vale refeição adicional, sob pena de a instituição financeira sofrer medidas judiciais cabíveis”, diz trecho do ofício.  
 
“Nós cobramos da Fenaban que acatasse o feriado, já que a imprensa noticiou de forma que criou entre a categoria que trabalha presencialmente a expectativa de que poderiam ficar em casa, em isolamento, por cinco dias. E entre o pessoal que está em homeoffice a esperança de que poderiam descansar, já que a pressão está grande”, diz a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

“Todos estamos estressados, preocupados com a situação do país por causa da pandemia, que está sendo encarada sem qualquer planejamento, sem estratégia, sem uma política governamental clara e eficaz, resultando no aumento do número de mortos a cada dia. Todos estamos preocupados com a nossa saúde e dos nossos familiares. E os governantes brincando com nossas expectativas”, afirma a dirigente. 

“O Sindicato recebeu no dia de ontem milhares de contatos de bancários aguardando um desfecho bom para essa história, e todos estão muito frustrados”, acrescenta Neiva. 

Ao longo do dia, o Sindicato conversou com bancários de diversos bancos e financeiras e ouviu muitos depoimentos. Alguns bancos dizem que não vão pagar a hora extra. Outros dizem que vão compensar em horas. Outros bancos só vão compensar para quem estava no rodizio no dia de hoje. 

Envie denúncias

O Sindicato pede que os bancários continuem enviando suas denúncias para que possamos tomar as medidas cabíveis para cada caso. 

Os trabalhadores podem mandar também seu depoimento ou perguntas para o WhatsApp (11) 999308483, que serão respondidas na live com a presidenta da entidade, Ivone Silva, na quinta feira 21, às 19h30, no Facebook da entidade.

“Ative sua notificação e avise os colegas. Só a nossa pressão impedirá que nossos direitos sejam atacados”, afirma Neiva.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 
Arquivos anexos