Pular para o conteúdo principal

BB pressiona por trabalho em sábado e feriados

Linha fina
Denúncias vêm de diversas unidades; trabalhadores dizem que negativa influencia nas promoções
Imagem Destaque

São Paulo - Funcionários do Banco do Brasil de várias unidades denunciaram ao Sindicato pressão para o trabalho em sábados e feriados. Não bastasse o desrespeito aos direitos dos funcionários, alguns setores chegam a afirmar que a convocação é voluntária, mas os bancários afirmam que a questão influencia nas promoções.

O Sindicato está cobrando da direção do banco respeito ao direito dos trabalhadores e à legislação que determina que trabalho em dia não útil só pode ocorrer em caráter urgente e inadiável, com pagamento de transporte e alimentação e das horas em dobro. ”Isso só pode ocorrer depois de negociação com o Sindicato, e serviços de cadastro, para quais os funcionários estão sendo chamados, não se enquadram nessa situação. Na CSO, o compromisso é que não haverá trabalho no feriado”, afirma o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.

O dirigente diz ainda que há denúncias de trabalho em dia não útil também nas diretorias de crédito. Ele lembra que o Sindicato protestou e impediu o funcionamento da agência Voluntários da Pátria, no sábado 2.

“Estamos cobrando que o banco aumente as contratações, não admitimos convocações em dia não útil para camuflar a carência de pessoal na empresa”, acrescenta Izumi. Ele critica também a medida de alguns setores de conceder uma folga para cada dia não útil trabalhado. “Além de ser ilegal, os trabalhadores reclamam que nem sequer podem descansar quando querem. Ficam reféns dos gestores. É uma situação inadmissível que será respondida a altura”, acrescenta Izumi.

Os trabalhadores que estiverem sendo prejudicado podem entrar em contato pelo 3188-5200 ou clicando aqui. É garantido o sigilo.


Carlos Fernandes - 6/6/2012

seja socio