São Paulo - Representantes do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT São Paulo e de outras centrais sindicais participam da Plenária Livre do Trabalho para a III Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), em encontro nesta sexta, das 14h às 20h, no Sindicato dos Químicos de São Paulo (Rua Tamandaré nº 348, Liberdade).
No evento, será lançada a cartilha "Debater e Enfrentar o Racismo no Trabalho". A publicação é fruto de uma parceria entre o Inspir e o Solidarity Center, organização sem fins lucrativos, ligada à American Institute for Free Labor Development (AFL-CIO), que reúne sindicatos latino-americanos com o intuito de formar lideranças locais e ampliar a participação, entre outros, de minorias raciais e grupos tradicionalmente sub-representados no movimento sindical.
Com o tema Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo, a III Conapir é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir)
O evento visa reafirmar e ampliar o compromisso do Governo Federal e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil. A III Conapir pretende, ainda, avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
As Plenárias Regionais fazem parte do processo preparatório à Conferência Estadual, que ocorrerá entre 23 e 25 de agosto. A partir dos debates, realizados também em etapas municipais em várias cidades de todo os país, serão definidos os encaminhamentos e os delegados (as) que participarão da III Conapir, de 5 a 7 de novembro, em Brasília.
O estado de São Paulo, que, segundo dados da Seppir, concentra quase 15% da população negra nacional, levará um total de 105 delegados (as) à III Conapir, sendo 63 de organizações da sociedade civil, 11 de órgãos públicos estaduais e 31 dos órgãos públicos municipais. A distribuição do número de delegados (as) para cada federação, bem como outras orientações, estão disponíveis no regimento interno aprovado para a Conferência Nacional.
Conferência na capital – A 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial na cidade de São Paulo será nos dias 1 e 2 de agosto. E entre os dias 1º e 15 de julho, a capital paulista realizará as Plenárias Regionais Temáticas e Preparatórias com debates em diversas regiões da cidade, conforme convocação publicada Diário Oficial do Município no último dia 18.
A Conferência Municipal e as etapas regionais são abertas à participação do movimento negro organizado, do movimento de mulheres negras e demais movimentos sociais, dos representantes de órgãos do governo, do funcionalismo público municipal em geral, de todas as cidadãs e cidadãos que vivem e trabalham na Cidade de São Paulo e demais segmentos da sociedade civil interessados.
Flaviana Serafim, da CUT/SP - 26/6/2013
Linha fina
“Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo” é o tema da Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial
Imagem Destaque