São Paulo - Os empregados da Caixa Federal por meio de suas entidades representativas promove Dia Nacional de Luta na quinta-feira 20 com o objetivo de reforçar a luta por condições dignas de trabalho, com foco em mudanças na organização do banco. A pauta é uma das deliberações do 29º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, realizado em maio.
Na capital, o Sindicato e a Apcef realizarão manifestações nas unidades, com distribuição de carta aberta e coleta de assinaturas junto à população por atendimento digno com contratação de mais empregados, sistemas mais eficientes e melhores condições de trabalho.
Condições de trabalho é um dos itens com maior índice de reclamação junto ao movimento nacional dos empregados, principalmente por conta do descaso com que a direção lida com denúncias e notificações sobre a precariedade de instalações em suas agências e postos de atendimento. Também há muitos relatos de abuso na gestão, causando pressão desmedida e assédio moral com reflexos danosos para a saúde mental e física dos empregados.
Descaso - Os relatos coletados pelo movimento sindical aponta que o histórico de problemas continua alto nos mais diversos segmentos da Caixa. A política de expansão da rede em um ritmo acelerado, por exemplo, gera a inauguração de unidades sem condições mínimas de funcionamento, resultado da falta de equipamentos importantes e mobiliário adequado.
Os empregados acreditam que a luta por condições dignas de trabalho tem sintonia direta com a defesa do papel social da Caixa, com atuação no fomento à economia, na implantação de políticas públicas e regulação do sistema financeiro nacional. Isso é fundamental para que a Caixa aprimore, cada vez mais, o seu caráter de banco público.
Redação, com informações da Apcef - 19/6/2013
Linha fina
Na quinta 20, trabalhadores reforçam luta por condições dignas de trabalho, com foco na organização
Imagem Destaque