Pular para o conteúdo principal

Grupo de trabalho discute reabilitação no Bradesco

Linha fina
Representantes dos funcionários e da empresa discutirão propostas em torno dos afastados por doença ocupacional
Imagem Destaque

São Paulo – A constituição de equipe multidisciplicar composta por médicos, assistentes sociais, engenheiros do trabalho, entre outros, com objetivo de traçar diretrizes para que bancários afastados por doença possam voltar a desempenhar suas funções é uma das principais reivindicações do movimento sindical junto ao Bradesco. Essa e outras propostas foram apresentadas durante negociação realizada na quinta 6.

Na reunião ficou acordado que será constituído GT (Grupo de Trabalho), composto por representantes dos trabalhadores e do banco, para discutir especificamente o tema reabilitação profissional. O GT se reunirá entre os dias 19 de junho e 7 de agosto.

De acordo com o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Walcir Previtale Bruno, uma equipe multidisciplinar teria a visão do todo, desde as condições física e psicológica do empregado que passou por período de recuperação até as questões de mobiliário e da rotina no local de trabalho. “Esse conhecimento geral é essencial tanto para o funcionário que retorna quanto para a empresa que terá como adequar seu ambiente. Uma pessoa que exercia a função de caixa, por exemplo, muitas vezes não tem como executar a mesma tarefa, mas pode ser utilizado perfeitamente em um outro tipo de serviço”, afirma.

Outra reivindicação é que o banco apresente relatório com a quantidade de funcionários que se afastaram nos últimos anos, qual o tipo de doença que tiveram e o número que retornou à empresa. “Com essas informações poderemos averiguar o que motiva os afastamentos e debater propostas para combater os problemas que acabam prejudicando os bancários”, diz o dirigente, acrescentando que será necessário acompanhamento periódico para constante aprimoramento do programa de reabilitação.

Campanha de Valorização – O programa reabilitação para os afastados é uma das reivindicações da Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco que neste ano tem como mote "Bancário não é lata. É gente como você, gente de verdade". O adiantamento do parcelamento de férias, que também é reivindicado na campanha, será debatido em negociação marcada para dia 14 de junho.


Jair Rosa - 7/6/2013

seja socio