São Paulo – Sindicato, UNI Américas e Contraf-CUT assinaram nesta quarta 19, em Brasília, a renovação do Acordo Marco com o Banco do Brasil, importante instrumento para garantir os direitos dos bancários em nível internacional. Isso significa que funcionários do BB ou de bancos sob controle da instituição financeira federal de qualquer país do continente americano terão garantidos direitos previstos no documento.
O instrumento prevê que sejam respeitados direitos tanto de legislação quanto de acordos e convênios coletivos da categoria, assim como princípios e direitos fundamentais do trabalho, como: liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado e obrigatório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.
Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato, destacou a referência que se tornou o documento em âmbito internacional. “Estamos buscando assinar acordos semelhantes com outros bancos, pois em vários países direitos como a liberdade de atuação sindical não são respeitados, a exemplo da Colômbia, em que trabalhadores são perseguidos e até mesmo assassinados simplesmente por tentar organizar a categoria para lutar por seus direitos.”
Tatiana Melim – 19/6/2013
Linha fina
Instrumento garante direitos dos trabalhadores da empresa ou de bancos sob controle da instituição financeira em todo continente americano
Imagem Destaque