Pular para o conteúdo principal

RdB aborda abandono da educação em SP

Linha fina
O menosprezo do governo Alckmin com o ensino público é capa da edição de junho, que traz ainda o assassinato da reforma política, por Eduardo Cunha, além de informações sobre a Operação Zelotes e reportagens de lazer e cultura
Imagem Destaque

São Paulo – A edição de junho da Revista do Brasil traz análises de educadores, pais e alunos sobre a situação de abandono do ensino público no estado de São Paulo, onde o governo de Geraldo Alckmin tratou durante três meses o movimento reivindicatório dos professores com o mesmo desprezo com que trata, há várias gestões, a educação. A presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, denuncia, em entrevista, a situação de penúria do ensino público no estado.

“O fundamental é garantir uma escola de qualidade para os filhos dos trabalhadores. São eles que precisam de uma escola melhor, mas o governo tucano, há 20 anos no poder em São Paulo, não tem compromisso com a educação”, diz. Em seu editorial, a revista chama atenção para a cumplicidade dos meios de comunicação: “A omissão da mídia a torna cúmplice da situação”.

A publicação traz reportagem sobre a tentativa de assassinato da reforma política por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – que a pretexto de por em votação um tema cobrado pela sociedade, desfigura a suposta reforma e legaliza o problema que está na raiz da corrupção política, o financiamento de empresas a partidos, que desequilibra a representação dos poderes e a democracia. O desinteresse da imprensa, dos políticos e do Judiciário na Operação Zelotes – por mexer com peixes graúdos do mundo empresarial e não render espetáculos de acusações a lideranças políticas – também é destaque da edição.

A revista traz ainda a ousadia dos Jornalistas Livres, um coletivo que se lança ao desafio de furar o cerco e democratizar, na prática, o acesso à informação. A força da viola e a presença do instrumento nas raízes da cultura musical brasileira. O direito à diversidade de orientação sexual, com histórias da periferia de São Paulo e de interior de Pernambuco. E um ensaio fotográfico impressionante sobre a luta do povo curdo por liberdade no Oriente Médio.

Acesso – Para que sindicalizados recebam em casa a Revista do Brasil, juntamente com a Folha Bancária em Casa, basta se cadastrar aqui. A RdB também pode ser lida pelo www.redebrasilatual.com.br/revistas.


Redação, com informações da Rede Brasil Atual – 17/6/2015
 
seja socio