Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Audiência

Direção do BB mantém 'escondidos' dados sobre reestruturação

Linha fina
Em reunião de mediação no Ministério Público do Trabalho, direção do Banco do Brasil também reafirmou que não vai prorrogar a VCP para os mais de 3 mil trabalhadores que foram prejudicados pelo desmonte
Imagem Destaque
Foto: Guina / Contraf-CUT

São Paulo - Na audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho de sexta 9, a direção do Banco do Brasil voltou a deixar de apresentar aos funcionários e ao próprio MPT dados detalhados sobre o processo de desmonte, travestido de reestruturação, promovido pelo banco. Os representantes da instituição financeira também reafirmaram que não vão prorrogar a Vantagem em Caráter Pessoal (VCP), prejudicando mais de 3 mil trabalhadores que perderam cargos ou foram realocados em cargos com salário inferior.

Os funcionários do Banco do Brasil, representados por entidades sindicais, e o Ministério Público do Trabalho cobram o fornecimento de dados por cargos e Estado dos trabalhadores que perderam a comissão. Como a direção do BB insistem em não entregar, o MPT sugere que as entidades ingressem com ação na Justiça. Na audiência, a sexta sobre o caso, os funcionários reafirmaram que desde a primeira reunião exigem a VCP permanente.

“Os sindicatos apresentaram o problema dos caixas substitutos que continuam sem nomeação mesmo atuando diariamente há meses, chegando a mais de ano na função. Houve crítica em relação a essa situação uma vez que o BB não cria a vaga de caixa e afirma que não nomeia porque não tem vaga, sendo que o banco é que tem a prerrogativa de criar a respectiva vaga”, explicou Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), de acordo com matéria da Contraf-CUT.

Adiantamento para endividados - Outro ponto levado foi a dificuldade de acesso ao adiantamento salarial que têm tido os funcionários endividados por conta da reestruturação. A medida tem regras muito complexas e foi apresentado pedido de revisão e adequação.

Sobrecarga - Também foi cobrada da direção do Banco do Brasil atenção às agências que recebem funcionários de unidades fechadas pelo desomonte. O processo deteriorou ainda mais as condições de trabalho, prejudicando o atingimento das metas e avaliação dos trabalhadores. O BB se comprometeu a visitar os locais, com equipes específicas, para avaliar medidas no sentido de melhorar o atendimento.

A reativação da função de gerentes de negócio foi outro ponto reivindicado, já que a falta do cargo gera desvio de função em cadeia, dos gerentes de negócio para os gerentes de serviço e, destes, aos supervisores de atendimento.

Para Wagner Nascimento, o resultado das audiências de mediação até o momento, mostram que o banco sempre pregava que tudo ia dar certo no final, e não deu. “Mais 2 mil descomissionados e mais de mil realocados com perda salarial mostra o número cruel de redução de renda que chaga até 70% em centenas de casos. É uma grande irresponsabilidade com a vida das pessoas e nosso papel é lutar para proteger os funcionários e suas famílias. Insistiremos no processo de negociação e sensibilização do banco. Mas, no que não for possível negociar, buscaremos a defesa dos funcionários inclusive na esfera judicial”, explicou.

O Ministério Público designou uma nova audiência para o dia 20 de julho.

seja socio