Os Gerentes Digitais PJ do Vila Santander Paulista estão enfrentando uma série de problemas na rotina profissional. Metas abusivas que geram adoecimentos, treinamento inadequado, desrespeitos com relação a hora extra e extrapolação da jornada de trabalho são frequentes no centro administrativo. O Sindicato dos Bancários reivindica solução para esses pontos e apresenta propostas.
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“Mesmo com lucros astronômicos, o banco espanhol demite trabalhadores do call center e coloca gerentes que deveriam atender somente seus clientes Digital para fazer o trabalho de teleatendimento, impondo dificuldades para realização de negócios, cumprimento de metas e, consequentemente, dificultando o recebimento da remuneração variável”, afirma André Bezerra, dirigente sindical e bancário do Santander.
Metas abusivas
Além de administrarem a carteira de clientes do Digital, esses profissionais estão tendo de atender um grande volume de ligações telefônicas. Também estão sendo cobrados constantemente por produção. E pior: as metas continuam iguais a antes de começarem a atender Conta Corrente, Cartão, Internet Bank e Super Cash.
- O que os trabalhadores reivindicam:
Que as metas sejam revistas, já que antes os gerentes não atendiam ligações e por isso tinham mais tempo para fazer negócios.
Treinamento
Para atender a linha de produto Super Cash, os gerentes estão recebendo treinamento insuficiente. São apenas dois dias de aulas para um conteúdo extenso, o que impede esses bancários de se prepararem adequadamente para prestar atendimento com excelência.
“O treinamento do Super Cash deve ser cumprido em um tempo satisfatório e adequado ao extenso conteúdo” reivindica André Bezerra.
Abono da Hora Extra
O gerente PJ que faz hora extra não pode descontar esse tempo de trabalho a mais de acordo com sua necessidade. Ele será submetido àquilo que seu gestor impõe. Muitas vezes, o trabalhador deve descontar uma hora por dia, e nunca às segundas ou sextas-feiras.
- O que os trabalhadores reivindicam:
Os bancários precisam ter um banco de horas negociado com o movimento sindical, que não resulte em perdas salariais e que permita que os funcionários tenham direito o de gozar as horas extras quando quiserem.
Atendimento com o Head-Set
Desrespeitando a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) do Ministério do Trabalho, que normatiza a ergonomia no ambiente de trabalho, o Santander impõe jornada de oito horas seguidas com uso de head-set.
De acordo com a NR17, a jornada de trabalho do teleatendimento não deve passar de seis horas diárias, ou 36 horas semanais, incluindo, nesse tempo, intervalos e os deslocamentos para solução de questões relacionadas ao trabalho.
- O que os trabalhadores reivindicam:
Que o banco respeite a NR 17, evitando que o atendimento com o head-set seja feito durante toda a jornada, e que durante uma parte do dia os gerentes tenham tempo para fazer negócios e prestar melhor atendimento aos clientes.