Pular para o conteúdo principal
Chapéu
27, 28 e 29 de junho

UNI Americas se reúne para debater garantia de ambiente de trabalho saudável e seguro

Imagem Destaque
Logo da UNI Global Union

Em meio à mobilização do movimento sindical brasileiro para que o governo do Brasil ratifique a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho, os dirigentes da UNI Americas se encontrarão, a partir desta terça-feira 27, para a 24ª Reunião do Comitê de Mulheres UNI Americas e para a 27ª Reunião do Conselho Diretivo da UNI Americas.

Ratificar a Convenção 190 da OIT pelo fim da violência e do assédio no trabalho

Nos encontros serão debatidos estratégias de luta para ambientes de trabalho seguros; prioridades estratégicas para o quadriênio 2024-2028; a luta contra a violência; a construção de sindicatos inclusivos, diversos e representativos; o Relatório da Reunião do Comitê Diretivo da UNI Americas; e a atual conjuntura política e econômica no continente americano.

“Nos últimos anos a categoria bancária avançou muito no enfrentamento a formas de violência – no trabalho e fora dele –, com a conquista de cláusulas importantes para o combate ao assédio sexual e à violência contra a mulher, além do fortalecimento do combate ao assédio moral. O novo Canal de Denúncias do Sindicato vem neste mesmo sentido: proteção aos trabalhadores, sobretudo às mulheres”, afirma Neiva Ribeiro, atual secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e eleita presidenta da entidade para o quadriênio 2023-2027.

“Mas ainda precisamos avançar muito, e esta luta transcende a categoria bancária e fronteiras nacionais. Quanto maior for o universo de proteção da classe trabalhadora, maiores serão os benefícios para toda a sociedade. Por esta razão, debates e estratégias em níveis internacionais são fundamentais a fim de proteger e conquistar direitos para a classe trabalhadora de forma global”, acrescenta Neiva, que também é vice-presidenta da UNI America Mulheres.

A UNI Americas é o braço regional da UNI Global Union, sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo, ao qual o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região é filiado.

Confira o calendário

  • 27/06 - 24° Reunião do Comitê de Mulheres UNI Americas
  • 28/06 e 29/06 - 27ª Reunião Conselho Diretivo UNI Americas
  • 28 e 29/06 - Reunião Comitê Executivo UNI Americas
seja socio