São Paulo – Os funcionários do Telebanco HSBC aprovaram a renovação do acordo específico. A votação foi realizada nesta terça-feira 3 e o processo organizado pelo Sindicato contou com a participação significativa dos bancários, que se expressaram por meio de cédula. No resultado final, 82% votaram pelo sim.
O acordo, aplicável na área de teleatendimento (Call Center), prevê jornada de trabalho de cinco dias por semana, entre segunda e domingo, inclusive feriados, por 5h15 por dia, com intervalo de 30 minutos para refeição e repouso, além de dois intervalos de 15 minutos cada. Prevê, também, prorrogação da jornada em no máximo 20 horas mensais por empregado, devendo ser concedido horário para refeição e descanso, nestes casos. Além disso, repousos em dois dias consecutivos, sendo sábados e domingos ao menos duas vezes por mês, e os demais descansos serem gozados não necessariamente em dias consecutivos.
O acordo determina, ainda, valor adicional de R$ 40 para cada dia de trabalho prestado em sábados, domingos e feriados. Horas extraordinárias deverão ser pagas com adicional de 100%, ficando resguardado o direito ao adicional noturno, conforme CCT vigente.
O funcionário do HSBC e dirigente sindical Luciano Ramos avaliou como positiva a participação dos bancários. “Prevaleceu o espírito democrático e com isso os bancários terão um novo acordo de trabalho”, afirma.
Carlos Fernandes - 3/7/2012
Linha fina
Validade é de um ano e prevê pagamento de adicional para trabalho realizado no final de semana
Imagem Destaque