Pular para o conteúdo principal

Reembolso do imposto sindical começa dia 20

Linha fina
Crédito será feito aos bancários cadastrados que fizeram a solicitação para devolução do tributo
Imagem Destaque

São Paulo – Pelo oitavo ano consecutivo o Sindicato devolverá a parte que lhe cabe do imposto sindical (60%) aos bancários com cadastro ativo na entidade que fizeram a solicitação de reembolso no período entre 20 e 29 de junho. O crédito começa a ser feito a partir da sexta 20, na conta bancária indicada pelo trabalhador.

O desconto do imposto sindical, que corresponde a um dia de trabalho (3,33% da remuneração mensal), ocorreu no holerite de março de todos os empregados independentemente de sua categoria profissional.

Do total descontado do trabalhador, 60% vem para o Sindicato, valor que será devolvido. Os 40% restantes são destinados às federações, confederações e ao Ministério do Trabalho que, por sua vez, repassa os recursos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e às centrais sindicais.

História – O imposto sindical foi criado há mais de 70 anos, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por ser contra a cobrança, durante dez anos, por meio de liminares, o Sindicato garantiu que não houvesse o desconto aos bancários de São Paulo, Osasco e região. A Justiça, no entanto, cassou as liminares em 2005 e, desde 2006, os bancários voltaram a sofrer a cobrança no holerite.


Redação - 16/7/2012

seja socio