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HSBC tem de rever política de metas

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Reclamações de funcionários do Telebanco fazem banco britânico dar explicações sobre cobranças impostas a trabalhadores
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São Paulo – Após denúncia sobre o aumento das metas dos funcionários do Telebanco do HSBC, a direção da instituição financeira entrou em contato com dirigentes sindicais, aos quais afirmou que não houve elevação, mas um redimensionamento em função de a quantidade de dias úteis deste mês (22) ter sido maior em relação a junho (20).

A diretora do Sindicato Liliane Fiuza afirma que, além das metas serem praticamente inalcançáveis, os empregados não são informados como elas são estabelecidas. “Essa prática do banco apenas revolta os trabalhadores. Se o banco não quer receber queixas dos funcionários, tem de negociar com o Sindicato para que as metas sejam justas e não abusivas”, afirma.

Contra metas e assédio – Com organização e mobilização, os bancários conseguiram incorporar o tema assédio moral às lutas cotidianas. Na Campanha Nacional de 2010, após 15 dias de greve, a categoria conquistou a inclusão da cláusula de combate ao assédio na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), renovada na campanha de 2012 e que já faz parte das prioridades para a Campanha 2013, quando 85,3% dos bancários que responderam a consulta querem discutir metas abusivas e 83,2% o combate ao assédio moral.

Muitas vezes, as cobranças por metas inatingíveis se desdobram em situações que passam a ser caracterizadas como assédio moral, por conta da gravidade e frequência em que acontecem.

Desde 2011, quando o instrumento passou a funcionar, o Sindicato recebeu 860 denúncias. Do total, 602 foram resolvidas com ação sindical (reunião no local de trabalho ou protestos), outras 224 foram enviadas ao banco e 181 foram resolvidas. Somente 34 foram recusadas por falta de argumentos. Além disso, há casos de bancários demitidos e que foram reintegrados devido ao programa.

> Clique aqui para denunciar casos de assédio moral

A denúncia precisa estar bem fundamentada, de forma que possa ser checada pelo Sindicato antes de ser encaminhada ao banco. Os nomes dos empregados, denunciante e denunciado são preservados. O Sindicato tem prazo de dez dias úteis para apresentar a denúncia ao banco, que, por sua vez, tem 60 dias corridos para apurar o caso e prestar esclarecimentos ao Sindicato.

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Jair Rosa - 19/7/2013

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