São Paulo – O candidato Rafael Matos, apoiado pela maioria dos sindicatos do país, foi eleito representante dos funcionários para o Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil. A vitória veio no segundo turno da eleição direta, realizada entre os dias 24 e 28 de junho. Rafael obteve 21.081 votos contra 18.008 de Ronaldo Zeni. Os dois candidatos foram os mais votados no primeiro turno, ocorrido entre 3 e 7 de junho.
Rafel Matos ressalta que será a voz dos funcionários no Conselho de Administração. "Agradeço a todos que participaram do processo e vamos lutar juntos para pautar no conselho as questões que afetam os funcionários. Faremos esse processo de maneira participativa através dos sindicatos. Obrigado a cada apoiador, pois o mandato é da categoria e não é um projeto pessoal", afirma o agora integrante do Caref.
Matos venceu defendendo propostas como transparência nas relações com os funcionários; melhores condições de trabalho; critérios claros de ascensão profissional; maior presença de mulheres nos cargos de direção; responsabilidade socioambiental com os funcionários; combate ao assédio moral e o autoritarismo; conhecimento e remuneração adequada; criação de diretoria de sustentabilidade; maior investimento do banco na formação dos funcionários; volta das substituições de comissionados.
O bancário é graduado em História pela USP, especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também fez MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP e em Gestão de Previdência Complementar pelo Instituto Ideias em parceria com a Universidade Federal Fluminense.
Participou do movimento estudantil e foi diretor do Sindicato por dois mandatos, tomou posse na agência Freguesia do Ó, trabalhou na Gestão de Pessoas do BB e atualmente está na Previ.
Caref - O Conselho de Administração do BB é composto por oito integrantes: além do eleito pelos funcionários, são mais quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco e dois representando os acionistas minoritários – hoje indicados pela Previ (Caixa de Previdência). Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos dentre outras questões.
Rodolfo Wrolli – 1/7/2013
Linha fina
Candidato teve apoio do Sindicato e entrará no Conselho de Administração do Banco do Brasil para defender interesses dos trabalhadores
Imagem Destaque