Pular para o conteúdo principal

Sem reforma, Congresso ficará mais conservador

Linha fina
Na eleição de 2010, 273 deputados e senadores eleitos eram da 'bancada empresarial', 160 da ruralista e 72 da sindical; representação de evangélicos deve crescer em 2014
Imagem Destaque

São Paulo – Com o atual sistema político e partidário, o Congresso Nacional tende a ficar ainda mais conservador do que os números indicam que já é. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 273 parlamentares (246 deputados e 27 senadores) eleitos em 2010 são empresários, como donos ou sócios de algum estabelecimento comercial, industrial, de prestação de serviços ou mesmo proprietários de fazenda ou indústria agropecuária. A chamada bancada empresarial  passou de 219, na eleição de 2006, para 273 integrantes em 2010.  

A ressalva, de acordo com o Diap, é que, embora seja a bancada “informal” mais expressiva, nem sempre atua de maneira homogênea e articulada como a ruralista, por exemplo, já que reúne parlamentares-empresários que vão desde o senador Armando Monteiro (PTB-PE), ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, até o ex-jogador Romário (PSB-RJ).

> Leia a íntegra da notícia
> Sindicato defende plebiscito para mudar a política

Rede Brasil Atual - Para ler notícias sobre meio ambiente, política, cidadania, cultura, saúde, mundo do trabalho e temas internacionais sob a ótica do trabalhador acesse www.redebrasilatual.com.br. O portal reúne reportagens do Jornal Brasil Atual, da Revista do Brasil, além do conteúdo produzido diariamente pela reportagem do portal.


Redação - 12/7/2013

seja socio