Pular para o conteúdo principal

Juventude da CUT-SP debate plebiscito

Linha fina
Campanha pela consulta por nova Constituinte, que vai acontecer na chamada Semana da Pátria
Imagem Destaque

São Paulo – O Coletivo Estadual de Juventude da CUT de São Paulo debateu, na terça 15,  atividades para a campanha pelo plebiscito por uma nova Constituinte, que vai acontecer na chamada Semana da Pátria, em setembro. Além disso, a entidade se prepara para o Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto. A reunião aconteceu na sede da entidade, na região central paulistana. A reportagem sobre o tema do Seu Jornal, da TVT.

> Vídeo: assista a reportagem realizada pela TVT

Carlos Guimarães, integrante do coletivo, afirma que dentro das ações planejadas para início imediato, levar para os sindicados de base e para as comunidades a campanha pelo plebiscito é ação mais importante. Para o ativista, devido àas grandes manifestações e sentimento social de mudança do sistema político "viu-se a necessidade de a gente fazer uma consulta popular sobre se se é a favor ou não de um plebiscito específico para a reforma política".

Mário Macedo Neto, também do coletivo, considera que o nosso atual sistema político é "viciado" e o financiamento privado de campanhas propicia uma atividade de lobbys "muito forte" por parte do setor empresarial. "Por isso, é de extrema importância, não só a juventude, mas que toda a sociedade possa se envolver no plebiscito", argumenta.

Wanessa de Queiroz, diretora do Sindicato e militante da juventude da CUT de São Paulo, ressalta que a maior parte da mão de obra hoje no Brasil são jovens. "No ramo bancário mais de 50% têm até 35 anos, e esse jovem vem com anseios que muitas vezes não estão sendo atendidos", exemplificou.

O Comitê Plebiscito Constituinte pela reforma política conta com 400 escritórios espalhados pelos estados brasileiros. Foi criado em setembro passado por partidos políticos e movimentos sociais como resposta às manifestações de junho. A organização agrega 214 entidades, entre movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e coletivos.

Leia mais
> Sindicato entra na campanha por reforma política


Rede Brasil Atual - 17/7/2014

seja socio