Pular para o conteúdo principal

Governo lança canal de diálogo com a população

Linha fina
Plataforma Dialoga Brasil servirá para a população enviar opiniões, críticas e sugestões. Também promoverá bate-papo online com os ministros
Imagem Destaque
São Paulo - O governo federal lançou o Dialoga Brasil, um novo canal de comunicação com a população na internet. O site (dialoga.gov.br) foi criado para estimular a participação digital nas atividades governamentais. Uma das novidades é que a população poderá conversar com os ministros, em bate-papo online.

A presidenta Dilma Rousseff, presente ao lançamento nesta terça 28, em Brasília, pediu que a população participe do seu governo com opiniões, críticas a colaboração. "Quando a gente cria um consenso, quando é capaz de criar uma opinião comum entre nós, nós temos um poder transformador imenso. E quero concluir dizendo o seguinte, com muita humildade: o governo precisa que vocês participem", afirmou Dilma. "Vamos lutar para que esse processo crie vínculos e, nas suas sugestões, crie caminhos novos, melhores, aperfeiçoados", acrescentou.

Ao citar um exemplo de programa criado após a participação das pessoas, a presidenta lembrou do Mais Médicos, criado a partir de uma "grande reclamação" que havia sobre a assistência básica de saúde em pequenas cidades e também nas metrópoles. “Passamos a estudar o assunto, pensar sobre ele, discutir com as pessoas. Muitas disseram: 'não foi, não saiu da cabeça mágica de alguém', escutamos muitos. Se alguém não havia escutado antes, é porque não abriu os ouvidos”.

De frente para um auditório, com a participação de membros de conselhos da sociedade civil, Dilma ouviu de integrantes do governo explicações sobre como vão funcionar os primeiros debates sobre quatro temas: segurança pública, saúde, redução da pobreza e educação.

Fale com os ministros - O primeiro a conversar com a sociedade será o ministro da Saúde, Arthur Chioro, no dia 6 de agosto. “O Dialoga Brasil cai como uma luva, um estímulo a todos os brasileiros que não puderam participar das conferências de saúde e que não estarão em Brasília [para a conferência nacional] para que possam ajudar a definir os rumos para a saúde nos próximos quatro anos”, disse.

No dia 13, será com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, estará online no dia 20, e o da Justiça, José Eduardo Cardozo, no dia 27.

Os próximos temas que entrarão no ar são cultura, meio ambiente, esporte e cidades. Todo bate-papo virtual com ministros terá início às 11h.


Marcelo Brandão e Paulo Victor Chagas, da Agência Brasil, com edição da Redação - 29/7/2015
 
seja socio