Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema

Cine Birita realiza sessão especial

Linha fina
Projeto, inaugurado no Café dos Bancários em 2018, fará homenagem a realizadores que mais se destacaram nas primeiras edições
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O Cine Birita, mostra de cinema independente com exibições de curtas-metragens em bares, nasceu em 2018 no Café dos Bancários. Agora, perto de completar 1 ano de existência e com mais de 50 filmes exibidos, a mostra fará uma edição especial no dia 13 de julho, na Cervejaria Zuraffa, em Pinheiros, com uma homenagem aos filmes e realizadores que mais de destacaram na temporada.

Os curtas foram selecionados por um grupo de jurados composto por jornalistas e realizadores de cinema independente. Confira os homenageados:

Carta sobre nosso lugar (dir. Rayane Penha): O documentário apresenta histórias de mulheres que moram e trabalham no garimpo do Vila Nova interior do Amapá. Mostra a força e o poder místico dessas mulheres que se materializam em suas realidades. Mulheres que resistem aos conflitos que fazem parte do universo do garimpo, trabalhadoras, mães, filhas, prostitutas, todas elas vivendo em um universo que parece paralelo ao resto do mundo, uma comunidade de garimpeiros com suas próprias leis e seus próprios comandos, onde enriquecer através do ouro é o único objetivo dos homens. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres através do olhar da diretora do filme que foi moradora da localidade.

Close (dir. Rosane Gurgel): Jéssica, Suyanne, Bruna e Nathália estão detidas na Unidade Prisional, localizada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Um espaço, várias histórias, a mesma esperança compartilhada por todas: resistir e lutar pelo fim do preconceito.

2017 (dir. Pryka Almeida): Baseado na cidade de São Paulo - Brasil, no ano de 2017, o curta retrata o universo de Katharina (Camilla Ferreira), que terminou um namoro de longa data e completou os 30 anos.

Sob o mesmo teto (dir. Allan Santos, Karla Suarez, Vinícius Ribeiro): Quantos corpos ocupam o mesmo espaço? Quantos espaços certos corpos podem ocupar? “Sob o mesmo teto” é um curta-documentário sobre a Casa Nem, um espaço de luta e empoderamento que nasceu em um dos bairros mais famosos da cidade maravilhosa, a Lapa. Trans-correndo pelas histórias dos sujeitos que lhe deram vida, o filme fala sobre dores, afetos e alegrias. Sobre trans-sujeitos que fizeram (r)existir esse espaço que modificou suas vidas e de todos aqueles que dele fizeram parte.

A Cervejaria Zuraffa fica na R. Artur de Azevedo, 1902, em Pinheiros. A entrada é gratuita, e os filmes começarão a ser exibidos às 19h30.

seja socio