Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Encontro Nacional

Definida pauta de reivindicações dos bancários do Itaú Unibanco

Linha fina
Pauta foi construída durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores realizado virtualmente na terça-feira 14, por conta da pandemia de coronavírus
Imagem Destaque
Montagem: Fabiana Tamashiro

Os delegados e delegadas que participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú definiram a pauta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2020 em relação a Saúde e Condições de Trabalho na pandemia e pós pandemia de coronavírus; Empregos e Remuneração. O evento reuniu, virtualmente, 95 representantes do Brasil todo, na terça-feira 14, e faz parte do calendário organizativo para a Campanha Nacional 2020.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Antes da construção da pauta, os participantes tiveram uma análise de conjuntura nacional feita pela presidenta do Sindicato de São Paulo e que também é uma das coordenadoras do Comando Nacional, Ivone Silva que relatou sobre o andamento das mesas de negociação mantidas com a Fenaban pela preservação da vida e saúde dos bancários, nos últimos cem dias, por conta da pandemia de coronavírus e das medidas de isolamento social. 

Ela também relatou sobre as dificuldades que se intensificam diariamente em função da crise econômica brasileira, juntamente com o novo modelo de ação sindical que teve de ser implementado durante a pandemia com base nos órgãos de saúde, além da resistência do movimento sindical frente aos ataques do governo federal contra a retirada de direitos.

"Teremos um cenário difícil neste ano, não só por conta da pandemia, mas por enfrentar uma economia já fragilizada há muitos anos. Precisamos contar com a mobilização e unidade da categoria para conseguirmos renovar toda a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), para que não haja perda de direitos pelos próximos anos, mesmo não já prevendo que não haverá disposição do governo federal em negociar como movimento sindical", diz Ivone Silva.

O participantes também contaram com análise do Dieese que apresentou dados sobre o impacto da crise causada pelo coronavírus na economia do Brasil e do mundo, além do desempenho do Itaú Unibanco ao longo de 2019 e no 1º trimestre de 2020. 

Principais eixos

Dentre os debates realizados em torno dos principais eixos - emprego; saúde e condições trabalho; e remuneração -, os participantes definiram como pontos principais a serem debatidos pela COE junto ao Itaú Unibanco, a valorização da vida e da saúde dos empregados durante a pandemia bem como a garantia de emprego e como será a volta ao postos de trabalho com o máximo de segurança para os trabalhadores na pós pandemia com acompanhamento dos sindicatos.

No eixo Remuneração ficou definido que continuarão os debates em relação ao novo formato dos agentes de negócios e será reivindicado que todos os caixas tenham a mesma oportunidade de fazer a certificação CPA 10, sem nenhuma interferência. 

Também será reivindicado que seja renovado o acordo de PCR e bolsa de estudo por dois anos.

E em relação ao Agir, que já vem sendo discutido com o banco e não teve avanços por conta da pandemia, será reivindicado que o Itaú reveja o modelo de pontuação e que o bancário passe a receber proporcionalmente pelo que foi produzido para que contemple todos os trabalhadores, principalmente durante a pandemia. 

"Mesmo com a crise, conseguimos realizar nosso encontro e debater os pontos importantes para os bancários do Itaú. Inclusive aqueles que já vem sendo discutidos por meio da COE durante a pandemia. Foi possível ter um encontro produtivo e todo os 95 participantes do Brasil todo puderam ser contemplados com as suas reivindicações", diz Jair Alves, coordenador da COE Itaú.

A pauta específica dos bancários do Itaú será entregue o banco após a finalização da Campanha Nacional 2020.

seja socio