A noite da última sexta-feira (28), Dia do Orgulho LGBT, foi de festa e de luta contra a LGBTfobia. O Sons da Democracia, evento mensal realizado na sede do SP Bancários, promoveu uma edição especial que uniu o Mês do Orgulho LGBT com o período de festas juninas. O resultado foi uma grande Queermesse, que contou com comidas típicas, decoração e apresentações musicais da drag queen Salete Campari e convidadas.
Neiva Ribeiro – presidenta do Sindicato dos Bancários de São, Osasco e Região – discursou enfatizando a urgência no combate à LGBTfobia e a importância da efetivação de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+.
Diego Carvalho, coordenador do Coletivo LGBT do SP Bancários, abriu a atividade enfatizando o papel do sindicato na construção de uma sociedade mais inclusiva e celebrando a expressiva participação no Sons da Democracia. Foram mais de 200 bancários e bancárias presentes, demonstrando o empenho da categoria nessa causa tão relevante.
"A presença de vocês aqui hoje é muito importante para mostrar que as pessoas LGBTQIAPN+ existem, são importantes, votam, frequentam o sindicato, são trabalhadoras e merecem e devem ser ouvidas em todos os espaços que houver, inclusive o espaço sindical", afirmou o sindicalista.
A atividade também teve um importante impacto social, com a arrecadação de 300 kg de alimentos não perecíveis junto aos participantes. Todas as doações serão destinadas à campanha Bancário Solidário, que ajuda mais de 250 famílias carentes todos os meses.