Youssef Kassem e José Eduardo são os candidatos apoiados pelo Sindicato
Os bancários e bancárias da Cidade de Deus escolhem uma nova Cipa a partir do dia 20 de julho, e o Sindicato indica os votos em José Eduardo (nº 11) e em Youssef Kassem (nº 20), pelo compromisso de ambos com a saúde dos trabalhadores.
“Juntos, Sindicato e cipeiros estarão comprometidos com a defesa da saúde dos bancários e bancárias. E para isso, é fundamental lutar por ações de prevenção de acidentes, por melhorias no ambiente de trabalho e principalmente atuar no combate ao assédio moral, que infelizmente ainda persiste nos bancos. Os candidatos apoiados pelo Sindicato têm compromisso com essas tarefas”, destaca o diretor do Sindicato Márcio Rodrigues, funcionário do Bradesco.
Saiba mais sobre os candidatos
José Eduardo (nº 11) trabalha no Setor: 4240 / Pessoas, Cultura & Performance. É um candidato veterano da Matriz, com profundo conhecimento das normas regulamentadoras e dos desafios relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho. Participa ativamente de audiências públicas sobre saúde mental, onde defende a importância de um ambiente laboral equilibrado.
José Eduardo também atua criticamente em temas como o acesso ao INSS, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e as doenças ocupacionais, buscando garantir os direitos dos trabalhadores. Ele também se destaca pela transparência, tendo solicitado formalmente relatórios analíticos e inventários de riscos ao SESMT e aos médicos do trabalho, reforçando a necessidade de informações claras sobre as condições de segurança e saúde.
Suas principais propostas são:
- Lutar pela permanência do home office no modelo híbrido; visando melhorias na qualidade de vida dos bancários;
- Combate ao Assédio Moral, Sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho;
- Defender melhorias de Acessibilidade nos locais de trabalho;
- Lutar por plano de saúde vitalício na categoria bancária;
- kit lanche corporativo gratuito aos funcionários;
- Exigir fornecimento e a fiscalização do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI e EPC), dentro da Cidade de Deus;
- Exigir manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração e renovação adequadas dos equipamentos de ar condicionado nos locais de trabalho;
- Realizar a Sipat no formato híbrido com ações voltadas a segurança, saúde e prevenção de acidentes;
- Ampliação da frota de micro-ônibus (MOVE), tanto interna como externa;
- Ampliação de áreas de descanso e lazer dentro da Cidade de Deus.
Youssef Kassem (nº 20) trabalha no Setor: 6084 / Plataforma Prime.
Já é cipeiro, tendo sido eleito em 1º lugar para a gestão 2024/2025 da Cipa. Sua atuação foi de defensor da inclusão e segurança no ambiente de trabalho, e entre suas ações estão a inclusão do transporte (transfer) e da unificação dos refeitórios, medidas para melhorar o bem-estar e a integração dos colaboradores, e iniciativas de conscientização e combate ao assédio moral.
Veja as principais propostas dele:
- Ações de conscientização sobre ergonomia e postura adequada;
- Divulgação de boas práticas de segurança por meio de comunicados e materiais internos;
- Promoção de diálogos semanais de segurança (DDS) com a equipe;
- Incentivo à participação dos colaboradores em treinamentos e ações da CIPA;
- Monitoramento e reforço do uso adequado de equipamentos e cumprimento de normas internas.
Além disso, os candidatos apoiados pelo Sindicato têm em comum a defesa de pautas fundamentais como:
- Combate ao Assédio Moral: implementação de uma política de tolerância zero;
- Saúde Mental: ações preventivas contra o adoecimento, com foco em suporte psicológico e programas de bem-estar;
- Inclusão: criação de vagas de estacionamento exclusivas para gestantes e PCDs;
- Segurança Externa: reforço do policiamento e da segurança nas imediações das unidades, visando a proteção dos bancários.
O que é Cipa?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a promoção da saúde do trabalhador e o combate a qualquer forma de violência praticada no trabalho.
Por que a Cipa é importante?
É dever do cipeiro levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar da direção do banco soluções para essas demandas.
Por isso, é fundamental votar em candidatos de fato comprometidos com os colegas, e não com os interesses do banco.
Quais são as funções dos cipeiros?
- Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
- Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho;
- Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
- Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
- Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
- Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.