Pular para o conteúdo principal

Citibank: carta cobra satisfação sobre reestruturação

Linha fina
Segundo denúncias, operações da área de TI estariam sendo direcionadas para outros países, o que pode causar demissões; falta de comunicação do banco fere cláusula da OCDE
Imagem Destaque

São Paulo – Após receber denúncias sobre o processo de readequação de custos na área de Tecnologia da Informação do Citibank, o Sindicato enviou uma carta ao banco pedindo esclarecimentos sobre possíveis demissões a serem causadas pela reestruturação.

O documento foi enviado nesta sexta-feira 24. Segundo denúncias que vieram de diversos funcionários e prestadores de serviços do setor preocupados com a situação, as operações da área de TI estariam sendo direcionadas para outros países.

Em carta ao responsável pelas relações sindicais na instituição financeira, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, ressalta a existência da cláusula V das diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais. A diretriz estabelece que, nesses casos, a empresa deve notificar mudanças com antecedência razoável aos representantes dos trabalhadores sob seu emprego e suas organizações e, quando apropriado, às autoridades governamentais competentes.

A cláusula orienta ainda a cooperação com os representantes dos trabalhadores e as autoridades governamentais apropriadas para abrandar os efeitos adversos das mudanças.

Na carta, Juvandia solicita que o banco informe, no prazo de até 48 horas (úteis), se a denúncia é procedente.


Gisele Coutinho - 24/8/2012

seja socio