Pular para o conteúdo principal

Rádio Brasil Atual FM lançada no aniversário da CUT

Linha fina
Veículo, que ficará no ar 24 horas, representa consolidação de uma rede de informação popular feita por trabalhadores, para trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo – O projeto de expansão de uma rede de comunicação popular, democrática e com a participação da sociedade e dos trabalhadores teve um marco importante na noite do dia 28 de agosto, quando também foi comemorado o aniversário de 29 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores. A data marcou o lançamento oficial da Rádio Brasil Atual FM 24 horas no ar.

Sob a frequência 98,9 FM em São Paulo, 93,3 FM no litoral paulista e 102,7 FM no noroeste paulista, e alcance estimado em 22 milhões de pessoas, a Brasil Atual se consolida como um importante contraponto aos grandes veículos de comunicação estabelecidos.

O projeto que se concretiza hoje é uma parceria entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo e os Metalúrgicos do ABC. Porém, é um sonho antigo, como lembrou Valter Sanches, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e presidente da Fundação Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade mantenedora da TVT e parceira da Rede Brasil Atual no projeto da rádio. “A ideia surgiu nas grandes greves dos anos 1980, quando sentíamos que a manipulação midiática nos prejudicava”, declarou.

Ele relembrou as assembleias lotadas em que os trabalhadores aprovavam a continuidade da greve e um dos principais veículos de comunicação do país noticiava que a greve havia acabado e que o movimento grevista tinha sido enfraquecido. “Por isso, quando colocamos na ordem do dia a democratização dos meios de comunicação era para que todos pudessem falar”, declarou.

Dar as notícias que os outros não dão é o principal objetivo do projeto. Assim explicou Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual, ao destacar que a luta pela construção de meios alternativos em contraposição aos tradicionais veículos tem por obrigação dar voz e espaço a todos na sociedade, fundamentalmente àqueles que são invisíveis para a grande imprensa. “A nossa missão é ousada e queremos construir também uma rede em parceria com as rádios comunitárias”, explicou.

> Veja também a Revista do Brasil e o Portal Rede Brasil Atual 
> TV dos Trabalhadores completa dois anos no ar

História – Juvandia Moreira (foto ao lado), presidenta do Sindicato, destacou a importante atuação da entidade no processo de construção da CUT e resgatou os vários instrumentos de comunicação criados pelo movimento sindical para que fosse possível fazer chegar as mensagens aos trabalhadores na base. “Lembro do início com mega-fone nas portas dos bancos, depois os “pipoqueiros” de som, os carros de som, a Folha Bancária. Existe toda uma construção histórica que possibilitou a criação desse projeto, que hoje é um orgulho para nós.”

Sérgio Nobre, presidente dos Metalúrgicos do ABC e secretário-geral da CUT, também resgatou a comunicação com os trabalhadores nas décadas passadas, lembrando da “Rádio Peão” nas portas de fábrica no ABC. “Isso me faz relembrar 25 anos atrás, quando o primeiro pedido de concessão de rádio foi entregue pelo metalúrgico e ex-presidente Lula, na época deputado federal, ao então ministro da Comunicação, Toninho Malvadeza (Antonio Carlos Magalhães).” Ele explicou que foram quatro concorrências de concessão para um projeto concebido e desenvolvido por entidades de trabalhadores, sendo todas negadas, apesar de os requisitos exigidos na lei terem sido cumpridos.

Do papel à prática – A execução do projeto na prática se deu quando Luiz Claudio Marcolino e José Lopez Feijóo presidiam o Sindicato dos Bancários de São Paulo e dos Metalúrgicos do ABC, respectivamente. Assim lembrou Vagner Freitas, presidente da CUT, ao reconhecer a importância dos dois na guinada que tirou o projeto do papel para se tornar realidade. “Essa é uma parceria antiga na construção de instrumentos alternativos para a classe trabalhadora”, reforçou.

O dirigente ressaltou que o objetivo desde sempre foi criar meios de comunicação que exercitassem o contraditório para que a notícia seja transmitida sob os vários pontos de vista dos mais variados atores sociais que compõem a sociedade. “Quando colocamos um projeto como esse em prática é porque não queremos que a comunicação seja exclusividade de meia dúzia de famílias e empresários, assim como é hoje.”

Homenagem – O presidente da CUT prestou uma homenagem ao dirigente sindical bancário Manoel Castaño Blanco, morto há duas semanas, vítima de acidente vascular cerebral. Ele destacou a importante atuação de Manolo à frente da Secretaria de Imprensa do Sindicato, quando ajudou a consolidar a concepção de que era necessário democratizar os meios de comunicação e fortalecer os veículos próprios como forma de disputar a hegemonia na busca por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária.

29 anos de CUT – O importante papel dos bancários e dos metalúrgicos no processo de fundação e construção da Central foi destacada por Rosane Bertotti, secretária de Comunicação da CUT. A dirigente resgatou que a luta pela democratização da comunicação faz parte da estratégia de luta da CUT desde o 1º Congresso. “Hoje, temos a ousadia de ser a quinta maior central sindical do mundo e comemorar os 29 anos de história com mais essa ousadia, que é o lançamento de uma rádio feita por trabalhadores.”


Tatiana Melim - 29/8/2012
 

seja socio