Pular para o conteúdo principal

Caem restrições a candidatos ao CA da Caixa

Linha fina
Critérios discriminatórios para participação de bancários no Conselho Administrativo foram derrubados após pressão das entidades representantes dos bancários
Imagem Destaque

São Paulo - Os trabalhadores da Caixa terão direito a participar da eleição do Conselho Administrativo do banco, sem qualquer restrição. A conquista foi anunciada após reunião na segunda 5 entre dirigentes sindicais e o presidente do Conselho de Administração do banco, Antônio Henrique Pinheiro Silveira.

Havia um impasse provocado pelos critérios discriminatórios estabelecidos pela Caixa para as candidaturas ao CA. O principal deles excluía mais de 80% do quadro dos empregados, pois o banco exigia que o candidato tivesse exercido cargos gerenciais nos últimos cinco anos. Desde que foram anunciadas as medidas excludentes, as entidades sindicais passaram a exigir sua imediata revogação.

O diretor executivo do Sindicato Kardec de Jesus afirma que a derrubada das restrições é um avanço, pois faz cumprir a lei 12.353 de 2010, sancionada por Lula e regulamentada por Dilma, que determina a participação de trabalhadores nos Conselhos Administrativos das estatais. “É uma decisão muito positiva, pois, ao invés de restringir, amplia a participação dos trabalhadores. Com a medida, a lei 12.353 passa a valer de fato”, afirma.

Com a decisão, o Conselho de Administração da Caixa terá de fazer alterações no estatuto da empresa, adaptando o processo das eleições. O calendário eleitoral também terá que ser refeito. Inicialmente, as inscrições dos candidatos estavam previstas para ser encerradas em 7 de junho, mas a pressão das entidades sindicais levou a direção do banco a recuar, adiando esse prazo para o dia 30 de agosto.


Redação, com informações da Fenae – 7/8/2013

 

seja socio