Pular para o conteúdo principal

CUT, internet e Facebook na Revista do Brasil

Linha fina
Edição de agosto mostra história e desafios da Central Única dos Trabalhadores, está recheada de cultura e traz entrevista com Sérgio Amadeu sobre o Marco Civil da Internet
Imagem Destaque

São Paulo – Em 1983 o Brasil tinha 4.500 sindicatos e não existiam centrais sindicais. Hoje, passados 30 anos, o país tem 10.200 sindicatos e cinco centrais sindicais reconhecidas. A maior delas comemora no dia 28 de agosto seu trigésimo aniversário: a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Um pouco da história da central pode ser conferida nas páginas da edição deste mês da Revista do Brasil.

A reportagem mostra que nos dias atuais, a CUT conta com 3.806 entidades filiadas, 23.981.044 trabalhadores na base e 7.847.077 sindicalizados. E vai além: aponta quais são os atuais desafios da central.

A matéria de capa, intitulada #PRESTENÇÃO, destaca a disputa pela informação da internet no Brasil e no mundo. O entrevistado é Sérgio Amadeu, que defende o Marco Civil da Internet para a liberdade plena na rede e contra a intrusão na vida dos usuários. O sociólogo defende o Marco da maneira como foi construído: pela sociedade e sem lobby das teles.

E por falar em internet, como vai seu perfil no Facebook? É sobre a rede social com quase 10 anos de existência a matéria da RdB sobre comportamento. O texto aponta como a rede fundada por Mark Zuckerberg tornou-se espaço não só para meros encontros, mas uma potente ferramenta de negócios e uma vitrine de “felicidade ilusória”.

Periferia sem médicos. Os problemas com o serviço público de saúde também estão retratados nas páginas da Revista do Brasil, que mostra como a falta de médicos deixa unidades ociosas em todo o país.

A edição de agosto também traz reportagem sobre a veia cultural da capital argentina, Buenos Aires, além de dicas de cultura e notas sobre a atualidade.

Na banca, a Revista do Brasil custa R$ 6. Bancários sindicalizados recebem gratuitamente a publicação em casa, junto com a FB em Casa, com destaques de notícias do Sindicato no mês de julho e o guia de convênios.


Redação – 9/8/2013

seja socio