São Paulo - A Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal lançou na quarta, durante ato pela democratização da mídia no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, o Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular.
A cuja finalidade é reconhecer os trabalhos de profissionais e dirigentes que colaboram para a promoção da comunicação sindical e popular, para a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e da população excluída, para as lutas por justiça e igualdade social e para a democratização dos meios de comunicação. Outro objetivo é estimular a produção e a pesquisa de estudantes universitários sobre a comunicação sindical e popular.
A premiação da primeira edição do concurso deverá ocorrer no mês de setembro.
> Leia o regulamento e baixe a ficha de inscrição
FNDC - Na mesma ocasião, a CUT/DF realizou ato de filiação coletiva ao Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC, seção Distrito Federal. Fez isso com base no entendimento de que o momento é propício para a luta pela democratização da comunicação, sendo necessário combater o monopólio e a manipulação da informação pelo setor empresarial.
O FNDC, por outro lado, busca a aprovação de Lei de Mídia Democrática (iniciativa popular) no Congresso Nacional, visando regulamentar a Constituição em relação ao item de rádios e TVs brasileiras. Um dos objetivos desse fórum é a adoção de um planejamento estratégico para a área de comunicação, com ampla participação de todos os setores da sociedade civil.
Fenae - 15/8/2014