Pular para o conteúdo principal

O que está por trás do golpe?

Linha fina
Edição de agosto da Revista do Brasil detalha o que virá caso governo interino se efetive no poder e alerta que direitos sociais serão alvos prioritários
Imagem Destaque
São Paulo – A fórmula já adotada no Brasil teve consequências terríveis para a população: o governo intensifica o ajuste fiscal, eleva os juros da dívida pública, favorecendo o capital financeiro e prejudicando o setor produtivo e consequentemente aumenta o desemprego. O enredo do golpe prevê que a falta de dinheiro em circulação devido à redução do emprego e da renda levaria ao controle da inflação.

A reportagem de capa da edição de agosto da Revista do Brasil ressalta que um dos efeitos diretos dessa política de redução de emprego e renda na vida dos trabalhadores, e dos mais nefastos, é a fragilização da organização dos trabalhadores e seus sindicatos, que passam a encarar o desafio de preservar direitos, ao invés de negociar sua ampliação.

A publicação traz também entrevista com Laura Tavares Soares, especialista em estudos sobre Previdência Social e desigualdade social. Laura afirma que uma eventual desvinculação dos benefícios da Previdência do salário mínimo, sobretudo as aposentadorias, é “criminosa”.

Na mesa – Se a pessoa é o que come, os brasileiros têm um sério problema devido ao excesso de agrotóxicos utilizados nas lavouras. A cozinheira e jurada do MasterChef Brasil Paola Carosella atenta para o problema: “estamos matando nossos filhos quando fazemos um suco de laranja”. Mas é possível “fazer um suco sem espremer as pessoas junto, sem matá-las”, afirma em outra pauta da edição.

O projeto escola sem partido, em tramitação no Congresso Nacional, também é abordado na RdB. Na opinião de especialistas ouvidos pela publicação, a ideia ataca o principal objetivo das escolas: educar, por meio do estudo das diversidades e do conhecimento científico.

A revista traz ainda informações sobre a batalha em torno das cápsulas da fosfoetanolamina, que prometem alívio no sofrimento de pacientes com câncer; uma caminhada poética em Paraisópolis (MG), cidade entremeada com versos do escritor Carlos Drummond de Andrade; e uma exposição que traduz a complexidade de São Paulo por meio de centenas de fotos.  

Quer receber a RdB em casa, e de graça? Acesse aqui. Ou leia aqui.


Redação – 15/8/2016 
seja socio