Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Colabore!

Doação ao Travessia pode virar abatimento do IR

Linha fina
Projeto Lume Centro leva cidadania a crianças e adolescentes em situação de rua e precisa de recursos para atingir seus objetivos; dependendo do valor, dedução do imposto de renda cobre toda a doação
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo – Com 20 anos de atuação atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto Travessia busca parceiros para continuar levando cidadania a esta importante parcela da população. A ONG possui o projeto Lume Centro, aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e aguarda captação de recursos para ser financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad), com abatimento no Imposto de Renda para os doadores.

Através Lume Centro, o Travessia atende diretamente crianças e adolescentes em situação de rua, com foco de atuação voltado para o centro de São Paulo. As equipes atuam em parceria com outras instituições, visando a saída definitiva destes jovens da situação de rua. 

Funciona da seguinte forma: o interessado em colaborar faz uma doação ao Fumcad, direcionada ao Projeto Travessia. No caso de pessoas físicas, as doações poderão ser abatidas do Imposto de Renda, caso o contribuinte faça a declaração no modelo completo. É possível deduzir até 6% do IRPF – ou seja, se a doação for até este valor, não há ônus para o doador.

“Essas doações implicam diretamente na vida de vários meninos e meninas”, explica o coordenador de projetos do Travessia, Clovis Dias. “A gente entende que uma criança em situação de rua com seus direitos sendo violados teve toda sua cidadania sequestrada. Por isso, através do projeto ‘Lume’ fazemos atendimento direto a essas crianças”, completou.

Como proceder – Em primeiro lugar, você deve acessar o link do Fumcad. Na tela inicial, escolha a opção Doação Direcionada e marque Fundação Projeto Travessia no campo Entidade; e Lume Centro – Educação Sócio Protetiva de Rua no campo Projeto. A seguir, preencha os demais campos solicitados e clique em Confirmar para gerar o boleto.

Você poderá realizar a transferência online ou imprimir o boleto para pagar no banco. Após realizar a doação, basta enviar um aviso ao Travessia pelo [email protected].

Histórico – O Projeto Travessia foi fundado em 1995 com apoio do Sindicato e, desde então, já atendeu cerca de 13,7 mil pessoas direta ou indiretamente, levando cidadania a milhares de famílias. Além disso, o ONG também organiza cursos voltados para assistentes sociais e demais pessoas que atuam com população em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial.

seja socio