Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Comitê

Mais mobilização contra desmonte das empresas públicas

Linha fina
MP 777, mudanças nas regras dos planos de saúde dos trabalhadores das empresas públicas, PLP 268 são alguns dos pontos discutidos
Imagem Destaque
Arte: Divulgação

São Paulo - A Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas debateu as ações do governo, que visam a precarização e desmonte das empresas públicas. Uma das orientações definidas, no encontro, foi de intensificar a mobilização dos trabalhadores e de outros segmentos da sociedade.

> Cartilha em defesa dos bancos públicos

Foi debatida uma proposta da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de realizar uma grande mobilização, denominada Ocupa Rio, no Rio de Janeiro em 3 de outubro, com a participação de trabalhadores das empresas públicas e representantes de movimentos sociais em defesa do patrimônio público e da soberania nacional.

Na avaliação do comitê, a participação de centrais sindicais, federações e sindicatos é fundamental para construir a resistência contra os ataques do governo.  Por isso, orienta que as entidades discutam a proposta de mobilização.

“Vamos fazer também acompanhamento da proposta orçamentária do governo para 2018 no tocante às empresas públicas. Caso a política de precarização se mantenha, o país terá dificuldades para sair da crise, porque as empresas públicas são fundamentais para o desenvolvimento do país”, avalia a coordenadora do Comitê e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano.

Dentre os pontos discutidos na reunião, realizada na quarta 9, que contou a participação de representantes dos bancos públicos, Eletrobrás, CEB e Petrobrás, está a MP 777 que altera a referência de cálculo da taxa de juros dos empréstimos do BNDES, encarecendo o crédito contratado junto ao banco. De acordo com a proposta, atual Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) será substituída pela TLP (Taxa de Longo Prazo), mais cara e mais próxima dos juros cobrados pelo mercado.

Isso pode afetar a sustentabilidade do BNDES, já que o banco que financia o desenvolvimento do Brasil passaria a praticar taxas similares às do mercado, deixando de oferecer qualquer diferencial. Quem lucrará com isso são os bancos privados e o Brasil perderá com a falta de investimentos.

O Comitê debateu ainda as mudanças que governo Temer pretende fazer nos planos de saúde dos trabalhadores nas empresas públicas, causando sérios prejuízos a categoria. De acordo com documento da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, os novos parâmetros, se aprovados, vão atingir desde o custeio dos planos até a restrição à inclusão de dependentes.

“As alterações propostas são mais um passo no sentido de desmantelar as empresas públicas. De forma fragmentada, mas contínua, o governo vai atingindo vários flancos da estrutura dessas empresas, que aos poucos se tornam piores para seus trabalhadores e para a sociedade; ou seja, pior para o País”, acrescenta Maria Rita Serrano. O assunto ainda deverá ser avaliado pelo Grupo Executivo da CGPAR e, uma vez aprovado, encaminhado para análise das consultorias jurídicas, Casa Civil e ministérios da Fazenda e Planejamento.

“Não podemos aceitar passivamente a redução de direitos. Queremos discutir e saber detalhadamente quais são essas alterações que estão sendo propostas para saber como agir em todas as frentes possíveis”, aponta a coordenadora do comitê.

Fundos de pensão - Assim como está fazendo com os planos de saúde, o governo também estuda resolução para mudar as regras dos fundos de pensão dos trabalhadores das empresas públicas. Outra ameaça é o PLP 268 que altera a Lei Complementar nº 108, eliminando a eleição de diretores dos fundos de pensão.

O projeto de lei, se aprovado, retira dos participantes a garantia de paridade com o seu patrocinador nos conselhos deliberativo e fiscal dos fundos de pensão constituídos por empresas públicas, conforme dispõe a lei nº 108/2001. Essa importante conquista, o direito de eleger seus representantes para fiscalizar e participar da gestão de seu patrimônio é duramente afetada pelas alterações propostas, transferindo para o mercado a ocupação de vagas retiradas dos trabalhadores. O critério de escolha dos membros desses conselhos se dá por meio de eleição direta pelos participantes e da indicação pela empresa.

Dispensa imotivada - Outro assunto debatido na reunião foi a possiblidade das estatais demitirem funcionários sem necessidade de motivação. O tema voltará a pauta do pelo Supremos Tribunal Federal (STF), que discutirá um agravo apresentado em recurso já julgado em 2013 (RE 589.998).

Nesse processo (caso dos Correios), o STF decidiu por maioria de votos afastar a Sumula do TST que permitia dispensa imotivada em estatal. O Banco do Brasil e os Correios fizeram embargos.

A intenção era estabelecer distinção entre os Correios e outras empresas públicas. O relator do processo Luís Roberto Barroso, que suspendeu o andamento de todos os processos sobre o caso em trâmite na Justiça do Trabalho e enviou o embargo de declaração para julgamento. A data ainda não está definida.

A assessoria jurídica do Comitê está avaliando o processo. “ O retorno dessa discussão é preocupante, considerando hoje o cenário de desmonte e precarização enfrentado pelas empresas públicas”, disse Rita Serrano.

seja socio