Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha 2020

Bancários merecem respeito e valorização, não reajuste zero

Linha fina
Categoria está na linha de frente do atendimento à população na pandemia e, no home office, trabalhadores arcam com custos como plano de internet e aumento na conta de luz. Bancos, que mantêm lucros altíssimos mesmo em meio à crise, podem e devem valorizar os bancários com aumento real
Imagem Destaque

Em meio à pandemia de coronavírus, a categoria bancária está dando um verdadeiro exemplo de comprometimento com a sociedade, além de garantir que os bancos continuem a ter lucros altíssimos, mesmo com o país em grave crise econômica. Nas agências, os bancários estão na linha de frente do atendimento à população. No home office, colocaram o próprio lar a serviço do banco, arcando com custos como plano de internet e aumentos consideráveis na conta de luz. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, chegou a chorar e tratar os empregados do banco público como “família Caixa” ao agradecer pelo esforço empreendido no pagamento do auxílio emergencial, além do lucro obtido pela instituição. 

Por outro lado, os bancos parecem não levar em conta essa dedicação dos bancários na hora de valorizar a categoria. Na Campanha Nacional dos Bancários 2020 - apesar de recuarem da tentativa de retirar a 13ª cesta alimentação, da redução em até 48% na PLR e da diminuição da gratificação de função -, até a negociação desta quarta-feira 26, continuavam oferecendo reajuste zero para a categoria. Para 2021, propuseram apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022. Na tarde desta quinta-feira 27, haverá outra negociação e os bancários esperam que a Fenaban apresente proposta melhor.

Bancos recuam em rebaixar PLR, mas mantêm reajuste zero

“O lucro dos bancos contínua em níveis elevadíssimos, mesmo em meio à crise econômica e a pandemia. Em 2019, o lucro dos cinco maiores bancos alcançou R$ 108 bilhões, um crescimento de mais de 30% em relação a 2018. No primeiro semestre, o lucro dos cinco já soma mais de R$ 34 bilhões. É na Campanha Nacional dos Bancários o momento de os bancos reconhecerem e valorizarem os bancários, não de impor perdas salariais com reajuste zero ou qualquer corte de direitos para a categoria”, enfatiza a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria nas negociações com a Fenaban (federação dos bancos). 

Ivone destaca ainda que a mobilização da categoria está sendo fundamental nas negociações. “A adesão às ações nas redes está sendo importantíssima para pressionar os bancos. Temos que intensificar ainda mais essa estratégia. Hoje (27) estamos realizando uma assembleia virtual para deliberar sobre as propostas. É imprescindível a participação de todos. É hora de mostrar a nossa força e unidade”, conclama. 

Assembleia virtual hoje debate propostas da Fenaban. Inscreva-se

Perdas

O reajuste zero significa uma perda real de -2,66% nos salários dos bancários. Outro ponto a ser levado em consideração é que a proposta econômica de reajuste zero para salários significa também reajuste zero para demais verbas como VA e VR. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Significa também reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.

“Os bancos não estão oferecendo nada para compensar o esforço dos bancários que estão arriscando suas vidas na pandemia de coronavírus. Queremos ser valorizados com aumento real e melhores condições de trabalho. Esperamos que melhorem a proposta na negociação desta quinta (27)”, conclui a dirigente. 

Conecte-se ao Sindicato

Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.

Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no FacebookTwitterInstagramLinkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Nós também fizemos uma lista com perguntas e respostas sobre a campanha.

seja socio