Foram indicados 48 delegados que representarão, no 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), os bancários da Caixa Econômica Federal lotados nas bases dos 14 sindicatos filiados à Fetec-CUT/SP. A indicação ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, realizado neste sábado 31, de forma virtual (on-line). O 37º Conecef será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, também virtualmente, em virtude da continuidade da pandemia do novo coronavírus.
A edição deste ano do Congresso Estadual inovou ao permitir a participação sem distinção de delegados da ativa e aposentados. Os participantes definiram uma chapa unitária, com respeito à paridade de gênero, e como única limitação aos aposentados a possibilidade de divisão de 50% de empregados da ativa e aposentados.
Junto com a Convenção Coletiva de Trabalho, que já garantiu aumentos acima da inflação no período, o Acordo Coletivo de Trabalho atual tem validade até 31 de agosto de 2022, e garantiu a manutenção de todos os direitos específicos dos bancários da Caixa. Portanto, as discussões deste ano foram focadas em propostas de lutas organizadas em quatro eixos: defesa do Saúde Caixa; defesa da Funcef; saúde e condições de trabalho; e defesa da Caixa 100% pública.
As propostas foram aprovadas com consenso entre os delegados da ativa e aposentados. Praticamente a totalidade dos aposentados que participaram do Congresso Estadual foram indicados e participarão do 37º Conecef, junto com os delegados da ativa em paridade de gênero.
“Merece destaque a participação, no Congresso Estadual, de delegados aposentados que participaram da greve de 1985, mobilização histórica que conquistou a jornada de seis horas para os empregados da Caixa, e também a participação de delegados recém contratados, fruto da luta do Sindicato por mais empregados para a Caixa e que garantiram seu Saúde Caixa só com a campanha vitoriosa de 2020.”
Luiza Hansen, dirigente sindical e empregada da Caixa
“Parabéns à Fetec-CUT por organizar e mobilizar os empregados do estado de São Paulo em defesa da Caixa, do Saúde Caixa, da Funcef e por melhores condições de trabalho”, reforça a dirigente.
Nesta semana, a Contraf-CUT e a Fenae dão sequência à realização de lives sobre os quatro eixos de luta. Na quarta-feira 4, às 19, será realizado debate sobre Saúde e condições de trabalho, no YouTube e no Facebook das duas entidades e replicado no Facebook do Sindicato.