Pular para o conteúdo principal

37º Conecef: Congresso Estadual dos Empregados da Caixa SP define seus delegados da ativa e aposentados juntos

Imagem Destaque

Foram indicados 48 delegados que representarão, no 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), os bancários da Caixa Econômica Federal lotados nas bases dos 14 sindicatos filiados à Fetec-CUT/SP. A indicação ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, realizado neste sábado 31, de forma virtual (on-line). O 37º Conecef será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, também virtualmente, em virtude da continuidade da pandemia do novo coronavírus.

A edição deste ano do Congresso Estadual inovou ao permitir a participação sem distinção de delegados da ativa e aposentados. Os participantes definiram uma chapa unitária, com respeito à paridade de gênero, e como única limitação aos aposentados a possibilidade de divisão de 50% de empregados da ativa e aposentados.

Junto com a Convenção Coletiva de Trabalho, que já garantiu aumentos acima da inflação no período, o Acordo Coletivo de Trabalho atual tem validade até 31 de agosto de 2022, e garantiu a manutenção de todos os direitos específicos dos bancários da Caixa. Portanto, as discussões deste ano foram focadas em propostas de lutas organizadas em quatro eixos: defesa do Saúde Caixa; defesa da Funcef; saúde e condições de trabalho; e defesa da Caixa 100% pública.

As propostas foram aprovadas com consenso entre os delegados da ativa e aposentados. Praticamente a totalidade dos aposentados que participaram do Congresso Estadual foram indicados e participarão do 37º Conecef, junto com os delegados da ativa em paridade de gênero.

“Merece destaque a participação, no Congresso Estadual, de delegados aposentados que participaram da greve de 1985, mobilização histórica que conquistou a jornada de seis horas para os empregados da Caixa, e também a participação de delegados recém contratados, fruto da luta do Sindicato por mais empregados para a Caixa e que garantiram seu Saúde Caixa só com a campanha vitoriosa de 2020.”

Luiza Hansen, dirigente sindical e empregada da Caixa

“Parabéns à Fetec-CUT por organizar e mobilizar os empregados do estado de São Paulo em defesa da Caixa, do Saúde Caixa, da Funcef e por melhores condições de trabalho”, reforça a dirigente.

Nesta semana, a Contraf-CUT e a Fenae dão sequência à realização de lives sobre os quatro eixos de luta. Na quarta-feira 4, às 19, será realizado debate sobre Saúde e condições de trabalho, no YouTube e no Facebook das duas entidades e replicado no Facebook do Sindicato.

seja socio