Os funcionários do BMG, da Gerência de Formalização, aprovaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, negociada entre o Sindicato e o banco, para adequação de jornada especial de trabalho. A deliberação ocorreu em assembleia virtual realizada na quinta-feira 18.
Considerando que a Gerência de Formalização possui a necessidade de trabalhar em determinados sábados para suporte das análises de propostas de clientes e da regularidade das propostas de negócio, banco e Sindicato promoveram negociações que resultarem no acordo coletivo que irá regulamentar a jornada específica dos trabalhadores daquela área.
Principais pontos do acordo coletivo
- O acordo regulamenta jornada especial de trabalho, com escala mensal de revezamento entre os empregados, com previsão de trabalho aos sábados – e não aos domingos e feriados –, observados os intervalos interjornada e intrajornada, e respectivas folgas compensatórias, garantindo que essas coincidam, pelo menos, com dois sábados por mês;
- O BMG deverá divulgar escala mensal de revezamento, a fim de que os empregados que forem convocados para trabalhar aos sábados possam se organizar, e somente poderá alterar a escala divulgada no mínimo 15 dias antes do sábado a ser trabalhado;
- A cada trabalho em um sábado, o empregado receberá um valor adicional fixo sob a rubrica plantões e a correspondente folga compensatória;
- As condições de jornada serão aplicáveis aos empregados com contrato de trabalho em curso nesta data e aos que vierem a ser admitidos ou transferidos para a área de Gerência de Formalização;
- Nesse instrumento também consta o compromisso do banco de colaborar e viabilizar o acesso do Sindicato ao local de trabalho e aos empregados da área, para que tratem de todos os assuntos de interesse da categoria e específicas do BMG, além das campanhas de sindicalização;
Os empregados dessa área estão lotados na Alameda Santos, próximo à Avenida Paulista e, em breve, o Sindicato, por meio de seus representantes, deverá agendar uma visita.
“A negociação deste acordo coletivo – que irá regularizar a jornada de trabalho da Gerência de Negócios e garantir direitos aos seus funcionários –, reforça a importância do Sindicato e da negociação coletiva para atender a uma especificidade do trabalho e oferecer contrapartidas a esses profissionais”, afirma Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindical.
Neiva também enfatiza a necessidade dos trabalhadores estarem mais próximos do Sindicato, mantendo-se sindicalizados e reportando problemas e demandas aos seus representantes, para que a entidade possa reivindicar melhorias das condições de trabalho junto ao banco.
“Por isso, a orientação é que os bancários nos procurem sempre que precisarem, e se mantenham sindicalizados, pois as mensalidades dos associados garantem o funcionamento e a luta do Sindicato”, afirma Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.