
Os empregados do banco Sofia aprovaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Programa de Participação nos Lucros (PLR) para o exercício de 2025. A deliberação se deu por meio de assembleia virtual realizada nesta quarta-feira 27. Veja abaixo os principais pontos do acordo.
- Garante valores adicionais e sem qualquer compensação sobre a PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária;
- Se estende a todos os empregados do banco;
- Prevê uma distribuição de 25% do lucro líquido do banco
- Determina metas coletivas e individuais (quantitativas) aos empregados, sem avaliações por competências, o que o Sindicato entende como positivo, já que essas metas são mais subjetivas e nem sempre favorecem os empregados;
- Sobre o piso (menor valor do programa), o Sindicato reivindicou aumento, e o reajuste foi de 25% para o exercício de 2025, o qual deve ser garantido de forma integral, sem considerar proporcionalidade pelo tempo trabalhado no ano. Portanto, nenhum empregado, independente do período trabalhado em 2025, poderá receber menos do que essa importância fixa;
- O programa divide o grupo de empregados em área de suporte, área de negócios e área comercial;
- Prevê pagamento em duas parcelas. A primeira parcela, a título de antecipação, deverá ser paga em 29 e agosto, uma reivindicação também do Sindicato.
“Assim, os bancários irão comemorar o dia do bancário e o final de semana já com dinheiro no bolso”, destaca Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.
Na antecipação também serão creditados os valores do adiantamento da PLR-CCT, os quais devem constar em rubricas separadas no holerite. E as eventuais diferenças devidas serão pagas na data final do pagamento do programa. O pagamento final será em 27 de fevereiro de 2026.
O instrumento ainda possui a cláusula para garantir ao Sindicato o acesso ao local de trabalho e aos trabalhadores.
“Em breve, os dirigentes irão visitar o local de trabalho e conversar sobre problemas ou demandas dos empregados. É importante mantermos contato para que possamos sentir as necessidades dos empregados e cobrarmos da direção do banco melhorias e resolução de conflitos”, destaca Anatiana Alves, diretora do Sindicato.
“Agradecemos a participação na assembleia e convidamos todos a se associarem ao Sindicato para fortalecer a luta pelos nossos direitos e contribuírem com a entidade responsável por negociações como esta, que resultou em avanços aos bancários do Sofisa. Importante destacar também que estes avanços obtidos para o ano de 2025 decorrem de um processo negocial com o banco, que sempre é o melhor caminho para se obter avanços aos trabalhadores”, enfatiza Lucimara.
