Pular para o conteúdo principal

CUT, CNBB e OAB articulam reforma política

Linha fina
Entidades devem entregar proposta no início de setembro ao Congresso; movimentos querem diminuir influência do poder econômico sobre a política
Imagem Destaque

São Paulo – Entidades da sociedade civil reuniram-se em Brasília na quarta-feira 28 para construir unidade em torno do tema da reforma política. As principais bandeiras dos movimentos sociais são a reformulação do sistema político brasileiro, a diminuição da influência do poder econômico nas eleições, a regulamentação do artigo 14 da Constituição sobre a participação popular, a fidelidade partidária programática e o aperfeiçoamento da representação da sociedade civil no campo político.

O encontro foi promovido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e contou com a presença de outras entidades, como a CUT, a OAB, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

A CNBB criou dentro de sua estrutura uma comissão especial para a reforma política, presidida pelo bispo dom Joaquim Mol. Após duas reuniões, foram aprovados um manifesto pela reforma politica democrática e uma proposta de projeto de lei. Esses textos – com 13 assinaturas – serão entregues oficialmente, esta semana, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.


Redação, com informações da Redação com informações da Carta Maior – 2/9/2013

seja socio