Pular para o conteúdo principal

Aquisição da GetNet gera apreensão no Santander

Linha fina
Compra de empresa extinguirá departamento do banco e funcionários terão de ser recontratados ou realocados; Sindicato cobra negociação que garanta direitos dos trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo – Em abril o Santander adquiriu as operações da GetNet, empresa do ramo de serviços voltada a negócios com transações eletrônicas. O Sindicato recebeu denúncias de que cerca de 60 trabalhadores da Adquirência, departamento do banco com funções semelhantes à GetNet, terão de pedir demissão para serem recontratados pela empresa.

Com isso, eles deixarão de pertencer à categoria bancária, perdendo a PLR e passando a receber vales refeição e alimentação com valores inferiores. Ainda por cima, por terem de pedir demissão, não receberão as verbas rescisórias como FGTS e multa de 40%.

O Santander, por sua vez, alega que esses trabalhadores receberão salários maiores para compensar as perdas da PLR e dos vales. Os demais funcionários do mesmo setor, segundo o Santander, serão realocados. Ainda segundo o banco, até o dia 17 o processo estará completamente consolidado. Por causa da falta de informações e da indefinição, os funcionários estão preocupados.

“Eles (RH) não passaram nada para a gente. Não sabemos ainda o que pode acontecer, se vamos ficar, se vamos para a GetNet, se vamos ser realocados”, relata uma funcionária. “Estamos todos apreensivos porque nada está definido. Ouvimos que a compra ainda nem foi aprovada pelo Banco Central. O pior que pode acontecer é perdermos o emprego. Eu dependo muito do meu trabalho”, acrescenta a bancária.

Segundo o dirigente sindical Ramilton Marcolino, o Santander garantiu que não haverá demissões. “Mas correm boatos que desmentem o banco. Muitos funcionários não receberam propostas nem de realocação e nem de transferência para a GetNet. Mais de 50%  dos funcionários desse setor têm mais de 15 anos de banco e estão bastante preocupados.”

Outro problema surgido com a operação relaciona-se à discrepância salarial. Os funcionários da GetNet recebem menos do que os bancários que serão realocados. “Só isso já trará um enorme desconforto. Como serão recebidos 60 funcionários recém-contratados ganhando mais do que colegas que exercem a mesma função e estão há anos na empresa?”, questiona Ramilton.

Segundo a diretora executiva do Sindicato e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani, o banco afirmou que está analisando caso a caso. Uma carta foi enviada ao banco cobrando negociação.

> Veja carta enviada ao banco

“Nós queremos a garantia de que esses trabalhadores continuarão pertencendo à categoria bancária e que todos os seus direitos sejam preservados, como aconteceu com os funcionários da Produban e Isban, outras empresas adquiridas pelo Santander”, completa a dirigente.


Rodolfo Wrolli – 11/9/2014

seja socio