Pular para o conteúdo principal

Plebiscito está a todo vapor. Já votou?

Linha fina
Consulta sobre a reforma política vai até domingo e quer colher milhões de votos para pressionar Congresso Nacional a fazer alterações que tornem sistema eleitoral mais transparente e participativo
Imagem Destaque

São Paulo - Para que haja mudanças na política é preciso mudar as regras. Por isso, 400 entidades dos movimentos social, sindical, estudantil, com apoio da igreja e da Ordem dos Advogados do Brasil, realizam até domingo 7 um plebiscito para pressionar o Congresso Nacional a fazer a reforma política.

> Vídeo: O que é o Plebiscito Constituinte?
> Dallari defende importância do Plebiscito

“Todos podem e devem participar”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Bancários, clientes, vigilantes, faxineiros, todos que estão nas agências e nos departamentos por onde estão passando as urnas precisam votar para ajudar a engrossar essa multidão que quer ver o país avançar com uma política mais limpa.”

> População vota “sim” à reforma política
> Fotos: galeria dos dias de votação

Além das urnas nas principais ruas, avenidas e praças de todo o país, também é possível votar pela internet

> Clique aqui para votar. Participe!

Juvandia lembra que o país tem mais de 200 milhões de habitantes e que a meta do plebiscito é colher 10 milhões de votos. “Mas se conseguirmos 20 milhões, 30 milhões, tanto melhor. A pressão pela reforma política vai aumentar”, convoca. “Não é uma pessoa que muda a política. O que pode mudar a política é a forma de financiamento – hoje os empresários que financiam as campanhas eleitorais fazem negócio com o nosso voto. O que muda a política é punir quando são encontradas irregularidades. É onde as decisões são tomadas. Quanto mais participação popular, melhor”, reforça Juvandia, ressaltando que aqueles que desestimulam a participação do povo na política prestam um desserviço à sociedade. “O que muda o país é a participação ativa dos cidadãos, a ampliação dos mecanismos de participação democrática. Esse plebiscito é isso. Vote!”

O resultado do plebiscito será entregue à Presidência da República, à Câmara dos Deputados, ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal. A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, foi a única a declarar apoio à reforma política e se comprometeu a votar no plebiscito no dia 7 de setembro.

Leia mais
> Acesse o site do plebiscito


Redação - 3/9/2014

seja socio