Nos últimos dias os bancários, principalmente da Caixa Econômica Federal, têm recebido nas redes sociais uma grande quantidade de fake news sobre a Campanha Nacional 2020 e as negociações que resultaram na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos coletivos de trabalho (acordos específicos dos bancos púbicos).
O compartilhamento de notícias falsas de origem duvidosa causa muitos impactos negativos nos colegas de trabalho. A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada trabalhador fazer a sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade.
– O ideal é duvidar sempre e procurar informações no site do Sindicato.
– Certifique-se da fonte da notícia: questione a pessoa que compartilhou e com quais objetivos, e pergunte quem encaminhou à pessoa que te enviou.
– Procure um dirigente ou o Sindicato para confirmar a veracidade das notícias ligadas à negociação e aos acordos.
– Se você compartilhou sem querer, avise as pessoas para quem enviou.
“O Sindicato está apurando para localizar as origens dessas notícias falsas e irá tomar as medidas legais cabíveis. Ajude a espalhar a verdade. Nosso país já sofreu demais com essa prática condenável. Ajude a combate-la”, afirma Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Conecte-se ao Sindicato
Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.
Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.
Nós também fizemos uma lista com perguntas e respostas sobre a campanha.