Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Financiários 2026

Financiários aprovam pauta de reivindicações para a renovação da CCT

Imagem Destaque
Imagem composta de elementos gráficos que remetem a documentos

Os empregados de financeiras lotados na base de atuação do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região aprovaram, com 87,70% dos votos favoráveis, a pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência de 2026 a 2028.

Na mesma deliberação, ocorrida em assembleia virtual finalizada na sexta-feira 11, os participantes autorizaram a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar os instrumentos coletivos de trabalho para o período 2026/2028 com a Fenacrefi, e a entregar o pré-acordo para que as cláusulas da CCT se mantenham até a celebração do novo instrumento.

A pauta de reivindicações será entregue à Fenacrefi nesta quarta 16. A partir deste ano, a data-base dos financiários passa a ser 1º de outubro.

Pauta construída com participação da categoria

As prioridades da campanha foram definidas a partir da Consulta Nacional aos Financiários 2026, realizada entre 6 e 31 de julho.

O número de respostas teve crescimento superior a 230% em relação à consulta de 2024, o maior número de participações desde a criação da pesquisa.

A minuta também incorporou propostas apresentadas por representantes de federações e sindicatos durante os dois dias da Conferência Nacional dos Financiários.

Entre os temas debatidos estiveram saúde dos trabalhadores, organização do trabalho, perfil da categoria e cenário econômico do setor.

Principais reivindicações econômicas

  • Reajuste salarial de INPC acumulado no período de 1° de outubro de 2025 a 30 de setembro de 2026 + 5% de aumento real;
  • VA e VR com reajuste de INPC acumulado no período de 1° de outubro de 2025 a 30 de setembro de 2026 + 7%;
  • PLR com reajuste de INPC acumulado no período de 1° de outubro de 2025 a 30 de setembro de 2026 + 5%.

Nas cláusulas sociais, a pauta prioriza a estabilidade no emprego, a manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, a ampliação das políticas de igualdade de oportunidades e melhorias nas condições de trabalho.

Também estão entre as reivindicações a adoção de medidas para prevenir o adoecimento dos trabalhadores e combater todas as formas de assédio no ambiente de trabalho.

Outras reivindicações

  • Abrangência aos empregados de empresas administradoras de cartões de crédito;
  • Manutenção e implementação do teletrabalho;
  • Garantias aos empregados com jornada de trabalho fora das dependências das financeiras
  • Proteção ao emprego;
  • Indenização aos desligados;
  • Ausências para exames médicos, manutenção de salários;
  • Benefícios e garantias aos empregados adoecidos;
  • Condições e restrições quanto ao monitoramento digital nas relações de trabalho.

“A negociação coletiva é o caminho para garantir melhores condições de trabalho, remunerações mais justas e uma relação equilibrada entre empregados e patrões. Os trabalhadores devem ficar atentos às próximas etapas e acompanhar as informações no site e nas redes sociais do Sindicato”, destaca Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.

seja socio